O que é tao?


O taoísmo (ou daoísmo) surgiu na China em 440, primeiro como combinação de psicologia e filosofia, depois como religião. Hoje é uma das três crenças mais difundidas entre os chineses, ao lado do budismo e do confucionismo. Ao pé da letra, “tao” quer dizer caminho. Na acepção ocidental pode significar Deus, a essência de tudo, a energia que está em todo lugar. Mas são definições incompletas, algo cartesianas, da sabedoria sutil e especial dos povos do Oriente. A rigor, o tao só pode ser entendido quando é vivido, embora alguns de seus princípios sejam de compreensão universal. Por exemplo, o desenvolvimento de compaixão, moderação e humildade, a partir da idéia de que o bem atrai o bem. Ou a noção de um tempo cíclico, não-linear, no qual passado, presente e futuro se entrecruzam continuamente. Não há divindades, apenas a percepção de que tudo é possível a partir do autoconhecimento e da observação atenta dos fenômenos naturais. Mas é o símbolo do yin-yang que encerra uma das mais perfeitas interpretações do taoísmo: a complementação dos opostos, algo que pode ser percebido em todo o Universo ” bem e mal, claro e escuro, macho e fêmea etc. Grande parte dos fundamentos do taoísmo está no Tao-te-Ching, escrito por Lao-Tse por volta do século 5 a.C. Enquanto sistema filosófico, o tao influencia várias tradições e práticas que conhecemos, como a acupuntura, a medicina holística e as artes marciais.


Filosofia:

* Do Caminho surge Um, de cuja consciência por sua vez surge o conceito de Dois (Yin e Yang), dos quais o número Três está implicito (Céu,Terra, Humanidade), produzindo a totalidade das coisas que conhecemos, as dez mil coisas, através da Harmonia dos 5 movimentos (wuxing) Terra, Fogo, Água, Madeira e Ar.

*Aja de acordo com a natureza, com sutileza em lugar de força. É a arte do não agir. Exemplo: lutar contra a correnteza é inútil, atrasando apenas. É melhor se deixar guiar pela força da água, e tudo dará certo. Confiando na nossa natureza e não na nossa racionalidade, poderemos encontrar realização e alegria numa vida sem grandes lutas reais ou imaginárias. Viver aquilo que se acredita é melhor do que pregar para que os outros a vivam.

*Unidade: Todos e tudo são interdependentes, uma coisa só, representamos apenas um momento presente. Tudo e todos são reestruturados de acordo com as circunstâncias. Nós apenas somos.

*Dualismo: Yin e Yang, opostos e complementares. Embora opostos, um não existe sem o outro, o movimento é circular, Yin dentro do Yang, e Yang dentro do Yin. Extremo de Yin vira Yang, extremo do Yang vira Yin. Ex: Homem e mulher, dia e noite, sol e lua, luz e sombra, ativo e passivo, vale e montanha, movimento e quietude, branco e preto, etc. Nenhum dos dois é melhor que o outro, são apenas faces do todo. Um sem o outro não existe.
Dra. Jociane Neves




O Tao e seu padrão nos escapam:

Como uma espada que corta mas não consegue cortar a si mesma;
Como um olho que vê mas não consegue ver-se a si mesmo

Observando o núcleo, 
mudamos seu comportamento,
e observando as galáxias, 
elas fogem de nós -
e, na tentativa de compreender o cérebro,
defrontamo-nos com um obstáculo, qual seja
o de não possuirmos instrumento melhor 
do que o próprio cérebro para tal fim.

O maior obstáculo para o conhecimento objetivo
está em nossa própria presença subjetiva.

Assim,
só nos resta confiar
e seguir com o Tao,
como fonte 
e base 
de nosso próprio ser,
o qual
  
 Pode ser alcançado 
mas não visto.

Alan Watts
em: Tao, o curso do Rio.



 Tao *

Barbara Bossert-Ramsay 
O título do Fórum anual de Mt. Abu, Índia, em fevereiro de 1998, foi O espírito do século 21. 
Foram três os principais temas do fórum: simplicidade, criatividade e responsabilidade. 
Durante o fórum, Robin Ramsay, Barbara Bossert-Ramsay e Tamasin Ramsay adaptaram e 
apresentaram O Tao para interligarem os temas, e então, Dadi Janki compartilhou a sabedoria de 
toda uma vida sobre cada um dos três tópicos. 
Essa é a essência.


SIMPLICIDADE
Conhecer os outros é sabedoria;
conhecer a si próprio é iluminação,
ter maestria sobre outros requer violência;
ter maestria sobre si próprio requer força.
Estar feliz onde você está é estar contente,
estar contente é estar eternamente presente,
estar eternamente presente é O Caminho.
*
Aqueles que sabem não falam.
Aqueles que falam não sabem.
Mantenha sua boca fechada,
proteja seus sentidos.
Abrande sua rigidez.
Simplifique seus problemas.
Acautele-se sobre qualquer situação
que requeira novas vestimentas.
Aquele que atingiu esse estado é feliz
com amigos e inimigos,
está confortável com o bom ou com o mal,
Este é o mais elevado estágio do homem.
*
As cinco cores cegam os olhos.
Os cinco sons ensurdecem os ouvidos.
Os cinco sabores entorpecem o paladar.
Ter e perder irrita a mente.
Coisas preciosas guiam para fora do caminho.
O sábio, portanto, é guiado pelo que sente, e não pelo que vê.
Ele abandona aquilo e escolhe isto

Se eu tiver algum bom senso,
caminharei na estrada principal e meu único medo será o de me afastar dela.
Manter-se na estrada principal é fácil,
mas as pessoas adoram estar às margens.
Quando a corte é alinhada em esplendor,
os campos estão cheios de ervas,
e os celeiros estão expostos.
Alguns usam vestimentas maravilhosas,
carregam espadas afiadas,
e entregam-se à comida e à bebida;
as pessoas possuem mais do que podem usar.
Este, certamente, não é o caminho.
Santidade, caridade, ingenuidade.
Estes três são apenas formas externas.
Eles não são suficientes por si só.
Desista da santidade.
Renuncie à autojustiça da sabedoria,
e isso será cem vezes melhor para todos.
Desista da caridade.
Renuncie opiniões de o quê deveria ser
e a humanidade redescobrirá o respeito e o amor.
Desista da ingenuidade.
Renuncie à acumulação e o lucro
e bandidos e ladrões desaparecerão.
É mais importante
ver a simplicidade,
desfazer-se do egoísmo
abrandar os desejos
realizar sua verdadeira natureza.
Isso é contentamento.
Nisso está a felicidade.
*
Esvazie-se.
Deixe a sua mente descansar.
Todas as coisas do mundo sobem e descem
enquanto a alma observa o retorno.
Tudo cresce e floresce e, então, retorna à sua origem.
Retornar à origem é quietude.
Isso é imutável, eterno.
Conhecer essa constância libera a mente.
Uma mente livre gera um coração aberto.
Com o coração aberto, você agirá com realeza.
Sendo real você alcançará o divino.
editorabk.org.br


 


Tao Te Ching edição Wang Bi, Japão 1770
O Tao de que se pode falar não é o verdadeiro e eterno Tao.
O nome que pode ser dito não é o verdadeiro nome.
O que não tem nome é a origem do Céu e da Terra
E o nomear é a mãe de todas as coisas.

Sem a intenção de o considerar,
Podemos apreender o mistério e as suas subtilezas,
Através da sua ausência de forma.
Tentando considerá-lo, só podemos ver a sua manifestação
Nas formas que definem o limite das coisas.

Ambos provêm da mesma fonte e são o mesmo.
Diferem apenas devido ao aparecimento dos nomes.
São o mistério mais profundo,
a porta para todos os mistérios.
Cap.40
As dez mil coisas nascem a partir do que existe (e tem nome)
E o que existe nasce do que não existe (e não tem nome).
Cap.4
O Tao é como o espaço vazio dentro de um vaso;
Mas, por mais que o enchamos, nunca ficará cheio.
É incomensurável, como se fosse o Antepassado de todas as coisas.
Cap.41
Quando um estudioso mais sábio ouve falar no Tao,
Abraça-o com zelo.
Quando um estudioso médio ouve falar no Tao,
Pensa nele de vez em quando.
Quando um estudioso inferior ouve falar no Tao,
Ri-se às gargalhadas.
Se ele não risse
O Tao não seria o Tao (o Caminho).
Cap.11
Trinta raios convergem para o meio de uma roda
Mas é o buraco em que vai entrar o eixo que a torna útil.
Molda-se o barro para fazer um vaso;
É o espaço dentro dele que o torna útil.
Fazem-se portas e janelas para um quarto;
São os buracos que o tornam útil.

Por isso, a vantagem do que está lá
Assenta exclusivamente
na utilidade do que lá não está.
Cap.48
Na busca do conhecimento, todos os dias algo é adquirido,
Na busca do Tao, todos os dias algo é deixado para trás.
E cada vez menos é feito
até se atingir a perfeita não-acção.
Quando nada é feito, nada fica por fazer.

Domina-se o mundo deixando as coisas seguirem o seu curso.
E não interferindo.
Cap.3
Não exaltar os homens com habilidade superior
Evita que as pessoas rivalizem entre si;
Não dar valor às coisas raras
Evita que surjam ladrões;
Não lhes mostrar o que pode excitar os seus desejos
É o modo de manter os seus corações em paz.

Por isso, o sábio governa simplificando-lhes as mentes,
Enchendo-lhes a barriga,
Enfraquecendo-lhes a ambição
Fortalecendo-lhes os ossos,
Mantendo-os sem conhecimentos e desejos que os desviem do Caminho,
De modo a que os que têm nunca ousem sequer interferir.
Se nada for feito, tudo estará bem.
Cap.60
Governa-se um estado
Como se frita um peixe pequeno.
(Para fritar um peixe pequeno, é só deixá-lo fritar; não é preciso virá-lo ou interferir de outro modo qualquer. E usa-se lume brando.)
 Ficheiro:Representation of Laozi.PNG
 Lao Tzi 
Lao Zi

A dificuldade de traduzir a língua chinesa

A língua chinesa (e sobretudo a mais antiga) é muito concisa. São frequentes frases sem verbos como "eu grande tu pequeno" ou "eu grande tu" (= sou maior do que tu). Para a traduzir, é necessário compor a frase com pronomes, advérbios, preposições, conjunções, que não estão na língua original.
Enquanto nas línguas ocidentais a gramática é uma estrutura sólida com a qual se podem construir períodos e parágrafos complexos, a gramática chinesa é fluida e flexível. Hoje usam-se sinais de pontuação, mas isso é muito recente. Por isso, como não existem maiúsculas, é, por vezes, complicado perceber onde começa cada frase. No estilo clássico, utilizavam-se as rimas de palavras para indicar o fim das frases.
Os caracteres são elementos que formam frases com grande versatilidade. Cada caractere (ou palavra) é um elemento móvel na estrutura e influencia o significado e a função dos outros e é influenciada por eles. Só quando se percorreu e analisou toda uma frase de um texto chinês antigo se "decifra" o seu significado. Dependendo do contexto, a palavra «mestre» pode significar também "para servir o mestre", "para seguir o mestre" etc. Uma palavra antes de um verbo pode constituir o tema de uma frase mas pode também ser um determinante do verbo, como, por exemplo, em "dez andar", que significa "andar dez passos". A palavra "eu" pode significar eu, me, mim, o meu, a minha. O plural só é indicado em caso de necessidade, quando não se entende pelo sentido de uma frase.
"Bom chá" é um chá que é bom, mas a "chá bom" segue-se um termo de comparação (bom, nessa posição, significa maior do que). "Cão carne" pode significar duas coisas diferentes conforme o contexto: carne de cão ou carne para o cão. Mas "vaca carne" é carne de vaca, porque a vaca é um animal herbívoro.
Na língua escrita de estilo antigo, cada palavra, em geral, era escrita usando um único caractere (monossilábico); era um estilo muito mais conciso e literário do que é a língua falada. (Por isso, os europeus julgaram, inicialmente, que o chinês era uma língua monossilábica. Mas a língua falada é mais dissilábica e polissilábica.)
Como o Tao Te Ching foi escrito usando a escrita de estilo antigo, o texto é extremamente conciso e não é de interpretação fácil mesmo para um chinês. O significado de cada monossílabo, no meio de uma série continua de caracteres sem pontuação, não surge espontaneamente; as frases têm uma estrutura mais difícil de detectar. As palavras que rimam sugerem as frases que estão presentes; mas nem sempre elas estão lá e nem sempre a estrutura fica perfeitamente clara. Sabe-se também que na época de Lao Tzi não havia uma escrita unificada, porque a China não estava ainda politicamente unificada, e que o significado e pronúncia de muitos caracteres se foi alterando com o tempo

Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos.

Compreendes...


Desiderata
Qualquer que seja a religião que te ensinaram,


Qualquer que seja a forma pela qual tenhas sido criado,



Qualquer que seja a forma como tenhas compreendido teus mestres,



Nesses níveis compreenderá esta mensagem.



Não basta acreditar nela, deve ser vivida.




A essência da Religião Universal é Paz e Verdade,



O amor e a bondade para com todas as criaturas da terra.



É o momento de expressar essa essência em tua própria vida.



Deve estabelecer-se um começo



E o lugar para começar está em ti mesmo.




Vais reformar o mundo



Começa contigo mesmo.



A mensagem de um reformador não reformado



Raras vezes poderá inspirar uma reforma.




O coração de toda religião é o Amor e a Retidão



Que é o Amor em Ação



É a realização da religião.



Ama não sómente a família e os amigos,



Porque o amor limitado é Amor negado.



Busca a paz dentro de ti mesmo



e busca também o divino alento da vida.



Persiste nisso!



Não abandones esse propósito nem por um momento.



Através de teus atos modelas tua vida



E ajudas a modelar a vida dos outros.



Que responsabilidade!




O espírito encontra em ti seu agente e também seu companheiro.



E na medida que tomes consciência e atues de acordo com isso,



Tua vida se enriquece.



Ocorrerá em ti uma revelação...



Maior que teus sonhos mais exaltados.




Aproxima-se a nova era e nela estará a Igreja de todos.



Desaparecerão as diferenças entre as distintas religiões.



Fundir-se-a o bem que existe em cada uma delas



E será comum a toda a humanidade.




Compreenda que tens o poder de eleger!



Eleger o Amor e não o Ódio,



Eleger a Bondade e não a Violência,



Eleger a Piedade e não a Maldade.



Atreve-te a crer que logo chegará o reino de Amor e Paz!



Prepara-te para ele!



A bondade te abrirá a porta



E mais além da porta está o Amor.



Que o poder divino penetre em todos os aspectos de tua vida,



Dotando-a com as recompensas das conquistas materias,



Com os tesouros de uma existencia útil,



E a luz eterna das Aquisições Espirituais.








BAHÁ'U'LLÁH (Mírzá Husayn-'Alí) - Filósofo, profeta e escritor persa, fundador da fé Bahá'í - 1817-1892. 
CONVIVÊNCIA FRATERNA:
 Convivei com todas as religiões em amizade e concórdia para que se inale de vós a doce fragrância de Deus. Vigiai para que a chama da tola ignorância não vos domine quando entre os homens. Tudo procede de Deus e a Ele retorna. Ele é a origem de tudo e n'Ele todas as coisas findam.

Kirliangrafia

                 A ORIGEM DA KIRLIANGRAFIA
 
 


 Próximo ao final do ano de 1939, em uma pequena cidade ao sul da antiga União Soviética, Semyon Davidovich Kirlian, um eletricista famoso por seus bons serviços de manutenção em equipamentos eletro-eletrônicos, obtinha acidentalmente (ou não), a primeira Foto Kirlian da história. Ao ser chamado para consertar um aparelho de eletromedicina de um hospital local, Kirlian encostou a mão em uma peça energizada e foi vítima de uma fortíssima descarga elétrica. No momento do choque, ele observou que entre seus dedos e a peça energizada, formavam-se interessantes e maravilhosas "luminescências azuladas". Sem saber o que havia descoberto, e sem se preocupar muito com a dor, ele novamente encostou sua mão na peça energizada, só que desta vez com um filme fotográfico entre eles e na mais completa escuridão. Ele colocou o filme no revelador e a medida que a foto era formada, Kirlian se deparava com maravilhosos matizes e raios, que aos poucos iam tomando a forma de sua mão. É claro que naquela época Kirlian nem se quer imaginava o que havia descoberto, e mesmo sem saber o que aquelas estranhas formas podiam revelar, ele iniciou suas pesquisas, sempre muito bem apoiado por sua esposa Valentina que sempre estava disposta a ser sua "cobaia" nas fotos.


    O tempo foi passando e Kirlian desenvolveu aparelhos que pudessem lhe proporcionar as fotos sem a desagradável dor e os malefícios das descargas elétricas. Certa vez se deparou com uma foto estranha, diferente do "padrão" que estava acostumado a obter. Kirlian testou todos os componentes da máquina, tirou novas fotos e as mesmas estranhas formas estavam presentes. Poucos dias depois ele adoeceu com sérios problemas cardíacos, provavelmente conseqüentes das experiências com a alta voltagem, só que a estranha foto que tirou de seu próprio dedo já lhe mostrara isso, mesmo antes dele adoecer. Quando os cientistas ficaram sabendo desse fato, com o aval dos líderes estaduais passaram a dar certa atenção às pesquisas que Kirlian e sua esposa vinham fazendo. Certa vez um cientista levou duas folhas aparentemente de um mesmo vegetal para que Kirlian as fotografasse. Ao revelar as fotos, uma delas apresentava maravilhosos contornos luminescentes, enquanto a outra apenas manchas ou borrões luminosos podiam ser vistos. Somente após chamar o cientista à sua casa é que Kirlian ficou sabendo que o vegetal cuja folha proporcionou a foto ruim já havia até morrido, contaminado com uma doença. Somente então é que o trabalho que Kirlian vinha realizando tornou-se realmente reconhecido e se tornou instrumentos de pesquisas mais sérias.

    O primeiro relato importante sobre as pesquisas de Kirlian, trazido aqui para o Ocidente, foi o livro Experiências Psíquicas Além da Cortina de Ferro, de Lynn Schroeder e Sheila Ostrander, lançado em 1970.

    Aqui no Brasil, as primeiras pesquisas foram feitas pelo Engenheiro Hernani Guimarães Andrade, fundador do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas (IBPP), adaptando a tecnologia Kirlian à nossa realidade e possibilitando a obtenção das primeiras eletrografias brasileiras, de boa qualidade e de custo relativamente baixo.

    Desde seu descobrimento, duas décadas se passaram até que as mistériosas "Fotografias da Aura" chegassem até nós. De lá para cá muita coisa aconteceu, muitas pesquisas foram feitas, muitas dúvidas foram levantadas. Lamentavelmente, muito misticismo e muitas especulações foram feitas sobre o que realmente estava se obtendo com as fotos Kirlian ou eletrografia e isso atrapalhou bastante sua aceitação pela ciência.

    Hoje na Rússia, as Eletrofotografias já são utilizadas para diagnósticos de doenças (físicas e emocionais) e em análises de sementes que possibilitam colheitas mais produtivas, pois foi devidamente reconhecido pela ciência. Compete a nós, pesquisadores brasileiros, encarar o assunto com a seriedade e profundidade que merece, para que isso também ocorra.


Semyon D. Kirlian


                          Bioletrografia a conhecida foto Kirlian

Uma Foto Kirlian ou uma Bioeletrografia ou, ainda, um Bioele-trograma, nada mais é do que a fotografia da ionização dos gases e ou vapores exalados pelo corpo, através dos poros da pele.



As cores e as estruturas geométricas que nela aparecem nos per-mitem diagnosticar problemas de saúde orgânica e/ou psíquica.A todo instante, nossos corpos estão exalando gases e/ou vapores, inclusive os feromônios, vapores específicos cujo odor promove a atração sexual.




Na foto kirlian ou bioletrografia a película do filme registra os gases exalados pelo corpo humano naquele exato momento. O halo colorido, em redor, é o que realmente nos interessa explicar. 



No halo dos dedos podemos distinguir as cores branca, azul, vermelha, rosa e também estruturas geométricas diversas são analisadas.Às vezes, podem aparecer outras cores também como o amarelo dourado e o negro.



As cores representam a área psicologica, preocupações, ego, hiperatividade, apatia, angústia, ansiedade,sentimentos,conflitos, a sexualidade, forma de pensamento, área parapsicológica, possíveis problemas de saúde, etc...


O problema é tirar uma foto e não ter a explicação adequada.Gerar expectativa e conflito na pessoa que tirou a foto, a análise precisa ser bem conduzida para que não crie conflito na pessoa avaliada.

O bom senso é o que vale.Saibam que a foto registra aquele momento específico, e nós como seres em desenvolvimento e transformação somos capazes através do pensamento e trabalho interno mudar tudo, inclusive nosso aspecto orgânico. Mudamos sempre! Pode ser até que nem semrpe para melhor mas mudamos. No Universo nada é fixo.
Abraços fraternais e uma boa semana a todos!










AS CORES DA SUA AURA


Mesmo hoje, as cores ainda são usadas nas culturas mais desenvolvidas para evidenciar diversos conceitos sociais e religiosos. Dentre os exemplos mais comuns estão o branco representando a pureza, o verde significando vida, o vermelho denotando coragem e o preto expressando luto. Inúmeras universidades se valem das cores para diferenciar campos diferentes de aprendizado. No exercito, varias cores e suas combinações adquirem significado especial na linguagem em código.

No âmbito pessoal, é fato que as nossas emoções sofrem grande influencia das cores. Algumas são estimulantes e outras, repousantes. A maioria de nos sente prazer com certas cores e desprazer com outras. As pesquisas têm mostrado que há cores que despertam o apetite, enquanto outras provocam a sensação de odor. Existem aquelas consideradas neutras. Quase todos têm predileção por uma cor, e entre as favoritas está o azul.

Talvez não surpreendentemente, a coloração é um dos atributos fundamentais da aura humana, uma vez que constitui uma manifestação visível de energia em que cada cor designa funções energéticas especificas.

A aura arco íris se caracteriza pela disposição das cores em camadas esféricas que circundam o corpo.

Algumas vezes essas camadas são distintas e, em outras, misturam-se suavemente, criando regiões fronteiriças de coloração mista. As cores podem aparecer na aura sob a forma de borrões desordenados que se desvanecem em outras tonalidades, ou podem compor corpos monocromáticos isolados (bloqueios energéticos).

Apesar da aura humana jamais ser inteiramente branca ou negra, áreas brancas ou negras podem surgir ocasionalmente em forma de pontos concentrados de luz ou escuridão, e não como regiões extensas.

Além da distribuição, a intensidade, amplitude e nitidez das cores da aura também variam muito. De quando em quando, pequenas concentrações de cor incandescente e muito brilhante podem ser notadas numa aura que, não fosse por isso, seria absolutamente comum. Em geral, a intensidade, a amplitude da cor, constituem indicadores confiáveis do poder de sua energia, de modo que quanto mais intensa e ampla a cor, mais fortes são sua influencia e importância simbólica.

A nitidez ou luminosidade da cor é outro índice de sua força, pois quanto mais nítida ou luminosa a cor, mais poderosa é a sua influencia sobre a pessoa. Auras esmaecidas ou desbotadas quase sempre exercem um efeito debilitador ou apontam desenergização.

A REPRESENTAÇÃO DE CADA COR NA AURA

A aura arco íris se caracteriza pela disposição das cores em camadas esféricas que circundam o corpo.

Normalmente, o ser humano tem 8 camadas esféricas, coloridas e cada uma delas possui um papel diferente da outra conforme veremos abaixo:

AZUL: cor que representa o nível de equilíbrio do ser humano.

VERDE: cor que representa a saúde física e emocional.

VIOLETA: cor que representa a capacidade de transmutação de obstáculos, problemas, energias e etc.

AMARELO: cor que representa a auto-estima, auto confiança e a capacidade de alcançar sucesso financeiro e profissional.

ROSA: cor que representa a afetividade, o amor, os relacionamentos.

BRANCO: cor que representa a paz interior do ser humano.

VERMELHO: cor que representa o ânimo, a força, a alegria, a motivação do ser humano.

DOURADO: cor que representa a proteção do campo áurico. — 

Por: Vania Chammas.