A Paz
"A verdadeira paz encontra-se em nosso coração; busca-la fora de nós é
desperdiçar o tempo. Tudo o que desejam ganhar está dentro de vocês...
Muitas vezes digo que cada um não é uma pessoa, mas três: a que pensa
ser, a que os outros crêem que seja e aquela que realmente é.
A personalidade possui três facetas: corpo, mente e espirito. Nesses três
aspectos, desenvolvam boas ações, boas idéias e bons pensamentos."
"A verdadeira paz encontra-se em nosso coração; busca-la fora de nós é
desperdiçar o tempo. Tudo o que desejam ganhar está dentro de vocês...
Muitas vezes digo que cada um não é uma pessoa, mas três: a que pensa
ser, a que os outros crêem que seja e aquela que realmente é.
A personalidade possui três facetas: corpo, mente e espirito. Nesses três
aspectos, desenvolvam boas ações, boas idéias e bons pensamentos."
(Sai Baba)
Ensinamentos de Sathya Sai Baba
OM SAI RAM!
Os Cinco Elementos
“Uma vez que entendam o princípio dos cinco elementos, compreenderão a Divindade.”
“O mundo é permeado pelos cinco elementos, limitado pelos cinco elementos e funciona por causa dos cinco elementos. Ele não poderia funcionar se apenas um único elemento estivesse ausente.”
“Todo ser humano deve necessariamente saber o significado desses elementos.”
“O denso universo físico é composto de cinco grandes elementos; estes são:
ÉTER, AR, FOGO, ÁGUA e TERRA”
“Reconhecer a importância desses elementos é dever obrigatório de todo ser humano.”
“O éter, que também é chamado de espaço, é o primeiro dos cinco elementos e é onipenetrante e muito sutil. Não possui qualquer atributo específico exceto o SOM.
Em seguida, vem o ar. O ar pode ser sentido, mas não pode ser visto. O ar possui somente dois atributos: SOM e TOQUE.
Em seguida, o fogo. O fogo pode ser visto. É mais denso que o ar. O fogo possui três atributos, a saber: SOM, TOQUE e FORMA.
Seguindo o fogo, a água. Ela é ainda mais densa e, como o fogo, pode ser vista a olho nu. A água também pode ser provada, saboreada. A água possui quatro atributos, a saber: SOM, TOQUE, FORMA e SABOR.
A terra, o último e mais denso de todos os elementos, possui cinco atributos: SOM, TOQUE, FORMA, SABOR e AROMA.”
“A terra, que tem todos os cinco atributos, é, conseqüentemente, bem pesada e tem uma mobilidade altamente restrita.
A água, que tem quatro atributos, não tem o atributo do cheiro. Então, ela é mais leve que a terra. Daí, ela tem a capacidade de fluir e se mover.
O extremamente poderoso fogo não tem nem o atributo do cheiro nem do sabor. Conseqüentemente, ele é mais leve que a água. Ele tem a capacidade de crescer, bem como de se espalhar em todas as direções.
O quarto elemento, o ar, é mais leve que o fogo, pois ele tem apenas dois atributos: som e toque. Esta é a razão por que ele paira por todos os lados e é mais imanente que o fogo.
O quinto elemento, o éter, é mais leve que o ar e é o mais irrestrito dentre os elementos em sua capacidade de permear. A razão para isso é que ele é caracterizado apenas pelo atributo do som. Onde existe éter? Ele existe em todos os lugares porque a energia do som permeia a criação inteira.”
“O universo é visível a olho nu. Ele consiste em objetos móveis e imóveis, e é chamado Prapancha, pois todos são uma manifestação dos cinco elementos (Pancha Bhutas). Não existe mundo sem os cinco elementos.”
“O corpo humano é feito dos cinco elementos.”
“Há cinco sentidos de percepção no homem:
audição, tato, visão, paladar e olfato.
Esses cinco sentidos estão baseados nos cinco elementos:
éter, ar, fogo, água e terra.”
“Os cinco poderes de percepção e cinco poderes de ação constituem os dez poderes dos sentidos, de acordo com a sabedoria Védica. Eles geralmente são chamados de 'sentidos'.
Os sentidos são as forças primárias que motivam a mente e a ilusão da qual ela sofre. Cada um dos cinco elementos possui uma característica que afeta e atrai um dos cinco sentidos da percepção:
SOM (éter), que fascina a mente através do ouvido;
TOQUE (ar), que dirige a mente para si mesma através da pele;
FORMA (fogo), que manipula a mente a seu favor através do olho;
SABOR (água), que escraviza a mente através da língua;
e AROMA (terra), que atrai a mente através do nariz.”
“Toda esta grande quantidade de objetos que você vê no mundo são apenas combinações dos cinco elementos. Tudo, sem exceção, é composto pelos mesmos cinco elementos e somente pelos cinco elementos.
Não há um sexto elemento a ser encontrado em lugar algum.”
“Estes cinco elementos são cinco aspectos ou reflexos da única divindade. A base divina destes elementos os ilumina e lhes fornece a existência.
À exceção destes cinco reflexos da divindade, nada mais existe em todo o universo.
Em todos estes cinco elementos, a divindade é a mesma. Ela é única. Além dela, não há uma segunda entidade de forma alguma. Ao saber disto, sem qualquer sombra de dúvida, você não terá mais medo algum.”
“Hoje, todos os cinco elementos estão poluídos e, conseqüentemente, o homem está atolado em insegurança. Hoje o mundo está perdendo seu equilíbrio ecológico na medida em que o homem, em total egoísmo, está roubando da Mãe Terra seus recursos como petróleo, carvão, metais, etc. Como resultado, encontramos terremotos, enchentes, e outras devastadoras calamidades naturais. A vida humana encontrará satisfação somente quando o equilíbrio ecológico for mantido. Equilíbrio na vida humana e equilíbrio na Natureza, ambos são igualmente importantes. Hoje até mesmo a vida nos mares está em perigo por causa do chamado progresso científico. Progresso científico é bem-vindo mas ele não deveria levar a desequilíbrio ecológico. As pessoas e o mundo inteiro deveriam ser beneficiados pela ciência. Mas hoje todos estão interessados em ganhos egoístas. Ninguém parece se preocupar com a sociedade. O alimento que comemos, a água que bebemos, o ar que respiramos, estão todos poluídos. De fato, todos os cinco elementos, que são da maior importância para o homem, estão poluídos. É dever primordial dos estudantes limpar o mundo da poluição.”
“Se o homem agisse de uma forma correta, não haveria poluição absolutamente.”
“As pessoas se referem aos cinco elementos reverencialmente como a Deusa Terra, a Deusa Água, o Deus Vento, o Deus Fogo e o Deus Som.”
“O verdadeiro significado da adoração dos elementos é que o homem não apenas deve fazer o uso apropriado dos elementos, mas também purificar seus sentidos da visão, paladar, tato, olfato e audição.”
“Os cinco elementos estão presentes em todo ser.
O Espírito ou o Eu Superior, que é a própria forma de Deus, não é visível a olho nu, mas os cinco elementos podem ser vistos, ouvidos, sentidos e experimentados por todos.
Quem entende o princípio destes cinco elementos torna-se Deus ele mesmo.”
www.sathyasai.org.br,
FÉ , MEU IRMÃO!!!
abraços sublimes e eternos!
No ashram de Sathya Sai Baba, onde ele reside, no Sul da Índia, são comemoradas festividades como o Natal, o dia de Krishna, o dia de Buda, o dia das Mães, entre outras.
No Natal, Sai Baba fala sobre a mensagem de Jesus e nos ensina sobre sua vida, com a ênfase no amor e na unidade que Jesus promovia e praticava.
No dia de Krishna, Sai Baba narra episódios em que as ações de Krishna exemplificam a conduta amorosa e sábia com a qual lidava com as situações.
Na ocasião comemorativa de Buda, Sai Baba nos explica a essência dos ensinamentos de Buda, como o cultivo das qualidades superiores pela quietude e silêncio, mas principalmente a atitude da não-violência em ação, pensamento e palavra.
No dia das Mães, assim como no dia das mulheres - e Baba estabeleceu o dia 19 de todos os meses como dia das mulheres - Sathya Sai louva o feminino nos recordando do amor maternal como manifestação mais tangível do supremo Amor divino. Um destaque muito grande é dado às virtudes e responsabilidades das mulheres que, enquanto mães, estarão educando a futura humanidade.
Com relação à educação, Sathya Sai Baba é bastante claro:
"A verdadeira finalidade da educação é a formação do caráter."
Em função de sua proposta educacional centrada nos Valores Humanos universais da verdade, paz, não-violência, amor e retidão, Sathya Sai conduziu a construção de escolas e universidades, atendendo a moças e rapazes desde o jardim da infância até o nível superior.
São obras que impressionam por sua beleza e dimensão, mas cujo valor principal não pode ser visto com os olhos, por ser a conduta de seus estudantes, voltados para o serviço à sociedade, trabalhando voluntariamente com alegria e amor.
Como cultivar essas qualidades nos jovens e crianças?
Por que esses estudantes estão felizes em ajudar aos outros, sem querer nem exigir nada em troca?
Por que esses estudantes estão felizes em ajudar aos outros, sem querer nem exigir nada em troca?
A vida do próprio Sai Baba é o maior exemplo inspirador, pois é uma vida de total dedicação à melhoria de condições físicas, mentais e espirituais dos seres humanos, ali na Índia e em todo o mundo.
O que o faz agir assim? O que faz os estudantes cultivarem o mesmo espírito solidário?
Conforme ensina Sai Baba, e o demonstra em suas ações, isso só é possível com a remoção da ignorância básica de que somos indivíduos separados e isolados, através do conhecimento superior da Verdade fundamental de que somos uma unidade, interligados, totalmente conectados.
Esta sabedoria é o alicerce de todas as virtudes. Quando eu sei que o que faço ao outro, estou fazendo a mim mesmo, inevitavelmente estarei fazendo o melhor bem possível a todos. Se não tenho a sabedoria mais elevada, holística e transcendental da unidade de toda vida, estou iludido em meu egoísmo, agindo maleficamente com o outro, por não perceber que somos como células de um corpo só.
É este conhecimento fundamental que, ensinado desde cedo por educadores que amam seus alunos, naturalmente germina em seres humanos que trabalham felizes pelo bem de todos.
NECESSÁRIO:
Há quatro coisas que devem interessar a todo homem:
Quem sou eu?
De onde venho?
Para onde vou?
E quanto tempo permanecerei aqui?
Os quatro Vedas respondem estas perguntas. Toda busca espiritual começa com estas questões e pelos esforços pessoais para encontrar suas respostas. Imaginem que uma carta sem o endereço do remetente nem do destinatário seja colocada na caixa do correio. Não chegará a nenhuma parte. Terá sido uma perda de tempo havê-la escrito. Da mesma forma, terá sido um desperdício ter vindo a este mundo se se ignora de onde veio e para onde vai. A carta ficará retida no departamento de correspondências perdidas; a alma ficará presa no ciclo de nascimentos e mortes, errando no mundo das aparências. A disciplina espiritual é essencial para concluir essa auto-análise, para alcançar êxito na obtenção das respostas corretas. As respostas devem converter-se em parte integrante de sua experiência. Fonte: Livro. Ensinamentos de Sathya Sai Baba (Sathya Narayana Raju) Educador místico hindu- 1926-2011.
NECESSÁRIO:
Há quatro coisas que devem interessar a todo homem:
Quem sou eu?
De onde venho?
Para onde vou?
E quanto tempo permanecerei aqui?
Os quatro Vedas respondem estas perguntas. Toda busca espiritual começa com estas questões e pelos esforços pessoais para encontrar suas respostas. Imaginem que uma carta sem o endereço do remetente nem do destinatário seja colocada na caixa do correio. Não chegará a nenhuma parte. Terá sido uma perda de tempo havê-la escrito. Da mesma forma, terá sido um desperdício ter vindo a este mundo se se ignora de onde veio e para onde vai. A carta ficará retida no departamento de correspondências perdidas; a alma ficará presa no ciclo de nascimentos e mortes, errando no mundo das aparências. A disciplina espiritual é essencial para concluir essa auto-análise, para alcançar êxito na obtenção das respostas corretas. As respostas devem converter-se em parte integrante de sua experiência. Fonte: Livro. Ensinamentos de Sathya Sai Baba (Sathya Narayana Raju) Educador místico hindu- 1926-2011.
EU SOU TU!:
Tu que És a minha essência.
Centro luminoso do meu ser,
Centelha divina de tudo.
Manifesta-te na minha mente como Luz e Conhecimento.
Revela-te no meu coração como Amor, Unidade.
Exprime-te no meu corpo como atividade ordenada e altruísta.
Utiliza toda a minha personalidade como canal e instrumento de serviço.
Dá-me a intuição de entender o Teu propósito e a vontade para realizá-lo.
Desperta a minha consciência para que eu possa finalmente reconhecer-me e afirmar-me: EU SOU TU!
Nenhum comentário:
Postar um comentário