A Lua




Poema da Índia Antiga


Esta mesma lua ilumina a minha amada
O vento acariciou já o seu rosto
A lua impregnou-se da sua beleza
E o vento do seu perfume

Quem ama de verdade pouco lhe basta
Para suportar a separação
Que ela e eu respiremos o mesmo ar
E que os nossos pés pisem o mesmo chão...



A LUA DE TABRIZ 
Com a maré da manhã surgiu no céu uma lua.
De lá desceu e fitou-me.
Como o falcão que arrebata o pássaro,
Essa lua agarrou-me e cruzou o céu.
Quando olhei para mim, já não me vi:
Naquela lua meu corpo se tornara,
Por graça, sutil como a alma.
Viajei então em estado de alma
E nada mais vi senão a lua.
Até que o segredo do saber divino
Me foi por inteiro revelado:
As nove esferas celestes fundiram-se na lua
E o vaso do meu ser dissolveu-se inteiro no mar.
Quando o mar quebrou-se em ondas,
A sabedoria divina lançou sua voz ao longe.
Assim tudo ocorreu, assim tudo foi feito.
Logo o mar inundou-se de espumas,
E cada gota de espuma
Tomou forma e corpo.
Ao receber o chamado do mar,
Cada corpo de espuma se desfez
E tornou-se espírito no oceano.
Sem a majestade de Shams de Tabriz
Não se poderia contemplar a lua.

Nem tornar-se mar 





(Rûmî In: Carvalho, 1996, p. 27).




Lua Adversa

Tenho fases, como a lua, 
Fases de andar escondida, 
fases de vir para a rua... 
Perdição da minha vida! 
Perdição da vida minha! 
Tenho fases de ser tua, 
tenho outras de ser sozinha. 

Fases que vão e que vêm, 

no secreto calendário 
que um astrólogo arbitrário 
inventou para meu uso. 

E roda a melancolia 

seu interminável fuso! 

Não me encontro com ninguém 

(tenho fases, como a lua...). 
No dia de alguém ser meu 
não é dia de eu ser sua... 
E, quando chega esse dia, 
o outro desapareceu... 

Cecília Meireles, in 'Vaga Música'



Lua

Quando eu nasci a minha mãe morria


com uma santidade de alma em pena.
Seu corpo era translúcido.
Ela tinha sob sua carne
um luminar de estrelas.
Morreu. Mas eu nasci.
                                  
Por isso levo
um invisível rio em minhas veias,
um invencível canto de crepúsculo
que me estimula o riso e me congela.
Ela ajuntou á vida que nascia
o estéril ramalhar de vida enferma.
A palidez das mãos de moribunda
amarelou em mim a lua cheia.



Por isso, irmão,


está tão triste o campo
atrás dessas
vidraças transparentes...
... Esta lua amarela em minha vida
faz com que eu seja um germinar da morte...



Pablo Neruda





Poema da Índia Antiga


Esta mesma lua ilumina a minha amada
O vento acariciou já o seu rosto
A lua impregnou-se da sua beleza
E o vento do seu perfume

Quem ama de verdade pouco lhe basta
Para suportar a separação
Que ela e eu respiremos o mesmo ar
E que os nossos pés pisem o mesmo chão...


Poema da Índia Antiga








Quando o SOL e a LUA se encontraram pela primeira vez, se apaixonaram perdidamente 
e a partir daí começaram a viver um grande amor. 

Acontece que o mundo ainda não existia e no dia que Deus resolveu criá-lo, deu-lhes então o toque final... o brilho ! 

Ficou decidido também que o SOL iluminaria o dia e que a LUA iluminaria a noite, sendo assim,
seriam obrigados a viverem separados.

Abateu-se sobre eles uma grande tristeza quando tomaram conhecimento de que nunca mais se encontrariam.

A LUA foi ficando cada vez mais amargurada, mesmo com o brilho que Deus havia lhe dado,
ela foi se tornando solitária.

O SOL por sua vez havia ganhado um título de nobreza "ASTRO REI", mas isso também não o fez feliz.

Deus então chamou-os e explicou-lhes:
Vocês não devem ficar tristes, ambos agora já possuem um brilho próprio. 

Você LUA, iluminará as noites frias e quentes, encantará os enamorados e será diversas vezes motivo de poesias.

Quanto a você SOL, sustentará esse título porque será o mais importante dos astros,
iluminará a terra durante o dia, fornecerá calor para o ser humano e a sua simples presença fará as pessoas mais felizes.

A LUA entristeceu-se muito com seu terrível destino e chorou dias a fio, já o SOL ao vê-la sofrer tanto, decidiu que não poderia deixar-se abater pois teria que dar-lhe forças e ajudá-la a aceitar o que havia sido decidido por Deus.

No entanto sua preocupação era tão grande que resolveu fazer um pedido a ELE:
Senhor, ajude a LUA por favor, ela é mais frágil do que eu, não suportará a solidão,

E Deus em sua imensa bondade criou então as estrelas para fazerem companhia a ela.

A LUA sempre que está muito triste recorre as estrelas que fazem de tudo para consolá-la, mas quase sempre não conseguem.

Hoje eles vivem assim... separados, o SOL finge que é feliz, a LUA não consegue esconder que é triste.

O SOL ainda esquenta de paixão pela LUA e ela ainda vive na escuridão da saudade.

Dizem que a ordem de Deus era que a LUA deveria ser sempre cheia e luminosa, mas ela não consegue isso, porque ela é mulher, e uma mulher tem fases.
Quando feliz consegue ser cheia, mas quando infeliz é minguante e quando minguante, nem sequer
é possível ver o seu brilho.

LUA e SOL seguem seu destino, ele solitário mas forte, ela acompanhada das estrelas, mas fraca.
Humanos tentam a todo instante conquistá-la, como se isso fosse possível.

Vez por outra alguns deles vão até ela e voltam sempre sozinhos, nenhum deles jamais conseguiu trazê-la até a terra, nenhum deles realmente conseguiu conquistá-la, por mais que achem que sim.
Acontece que Deus decidiu que nenhum amor nesse mundo seria de todo impossível, nem mesmo o da LUA e o do SOL, e foi aí então que ele criou o eclipse.

Hoje SOL e LUA vivem da espera desse instante, desses raros momentos que lhes foram concedidos e que custam tanto a acontecer.

Quando você olhar para o céu a partir de agora e ver que o SOL encobriu a LUA é porque ele deitou-se sobre ela e começaram a se amar e é ao ato desse amor que se deu o nome de eclipse. Importante lembrar que o brilho do êxtase deles é tão grande que aconselha-se não olhar para o céu nesse momento, seus olhos podem cegar de ver tanto amor.

Bem, mas na terra também existe sol e lua, e portanto existe eclipse, mas essa era a única parte da história que você já sabia, não era?
Autora : Silvana Duboc






A LUA E O SOL

Disse um dia a lua: "Por amor ao sol, inundarei o mundo de luz".
Responderam-lhe: "Se és sincera, haverás de evoluir noite e dia,
Até que estejas em conjunção com ele; então, perder-te-ás nele e te farás invisível.
Te consumirás no ardor de seus raios e te humilharás diante de sua elevação;
Logo, saindo de seus raios, tua beleza maravilhará as criaturas; com o olhar fixo em teu rosto, indicar-te-ão com o dedo".
Qual é, então, esse mistério? A lua, após perder-se no sol, reaparece fora de seus raios;
Errante aceita a aniquilação, despreocupada de si mesma, se oferece à vista do globo terrestre, que sempre se apega a seu próprio Eu.
Tem se consumido para o sol, tem encontrado o amado após a separação.
A lua cheia da décima quarta noite, apesar de todo o seu esplendor, não se compara ao menor dos crentes.
A lua cheia ostenta a sua beleza, e como é vaidosa, ninguém a busca.
Mas quando, na fase crescente, a lua está bem fina, todos põem-se a buscá-la, com um sorriso nos lábios.
Permanecer aprisionado ao próprio Eu é perpetuar a própria desgraça.
 
(Farid ud-Din Attar, O Livro Divino)


Você é Insubstituível

"Não é pela forma em que um homem fala de Deus,
mas sim pela forma em que fala das coisas terrenas,
como se pode melhor discernir
 se sua alma permaneceu no fogo do amor a Deus"
                        Simone Weil


Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior.

A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.

Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida.

A sabedoria superior tolera, a inferior julga.

A superior alivia, a inferior culpa.

A superior perdoa, a inferior condena.

Do livro Você é Insubstuível, de Augusto Cury.




Toda Manha


Se pra você despertar de manhã,

Toda manhã,

É sem porque,sem prazer,

Ouça bem,esta canção,

Todo dia vem,convidar você,

No beijo de um raio de sol,

Pra ser feliz basta aprender,a perceber,
Toda manhã,faz
mais uma vez,recomeçar,
O MUNDO INTEIRO PRECISA DE VOCÊ
E todos nós,
Numa só voz,
Podemos juntos fazer muito mais
Pra cada manhã,nascer em paz




Alguém precisa de você!


O mundo inteiro está cheio de pessoas.

Há pessoas caladas
que precisam de alguém para conversar.

Há pessoas tristes
que precisam de alguém para as confortar.

Há pessoas tímidas
que precisam de alguém para as ajudar a vencer a timidez.

Há pessoas sozinhas
que precisam de alguém para brincar.

Há pessoas com medo
que precisam de alguém para lhes dar a mão.

Há pessoas fortes
que precisam de alguém para as fazer pensar
na melhor maneira de usarem a sua força.

Há pessoas habilidosas
que precisam de alguém para ajudar a descobrir
a melhor maneira de usarem a sua habilidade.

Há pessoas que julgam
que não sabem fazer nada e precisam de alguém
que as ajude a descobrir as muitas coisas
que afinal sabem fazer.

Há pessoas apressadas
que precisam de alguém para lhes mostrar
tudo o que não tem tempo para ver.

Há pessoas impulsivas
que precisam de alguém para as ajudar
a não magoar os outros.

Há pessoas que se sentem de fora
e precisam de alguém para lhes mostrar
o caminho de entrada.

Há pessoas que dizem
que não servem para nada
 e precisam de alguém para as ajudar
 a descobrir como são importantes.

Precisam de alguém.
Talvez de vocêHoje...

Conciência x Missão



A consciência de sua missão
Freqüentemente, eu me pergunto:
"O que cada um de nós está fazendo neste planeta?"
Se a vida for somente tentar aproveitar o máximo possível as horas e minutos, esse filme é bobo.

Tenho certeza de que existe um sentido melhor em tudo o que vivemos.
Para mim, nossa vinda ao planeta Terra tem basicamente dois motivos:

Evoluir espiritualmente e aprender a amar melhor.

Todos os nossos bens na verdade não são nossos.
Somos apenas as nossas almas.
E devemos aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá para nos aprimorarmos como pessoas.

Portanto, lembre sempre que os seus fracassos são sempre os melhores professores e é nos momentos difíceis que as pessoas precisam encontrar uma razão para continuar em frente.
As nossas ações, especialmente quando temos de nos superar, fazem de nós pessoas melhores.

A nossa capacidade de resistir às tentações, aos desânimos para continuar o caminho é que nos torna pessoas especiais.
Ninguém veio a essa vida com a missão de juntar dinheiro e comer do bom e do melhor.

Ganhar dinheiro e alimentar-se faz parte da vida, mas não pode ser a razão da vida.
Tenho certeza de que pessoas como Martin Luther King,
Mahatma Ghandi, Nelson Mandela, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Chico Xavier, Betinho e tantas outras anônimas, que lutaram e lutam para melhorar a vida dos mais fracos e dos mais pobres, não estavam motivadas pela idéia de ganhar dinheiro.
O que move essas pessoas generosas a trabalhar diariamente, a não desistir nunca? A resposta é uma só:
a consciência de sua missão nesta vida.
Quando você tem a consciência de que através do seu trabalho você está realizando sua missão, você desenvolve uma força extra, capaz de levá-lo ao cume da montanha mais alta do planeta.

Infelizmente, muita gente se perde nesta viagem e distorce o sentido de sua existência pensando que acumular bens materiais é o objetivo da vida.
E quando chega no final do caminho percebe que só vai poder levar daqui o bem que fez às pessoas.

Se você tem estado angustiado sem motivo aparente está aí um aviso para parar e refletir sobre o seu estilo de vida.
Escute a sua alma: ela tem a orientação sobre qual caminho seguir.
Tudo na vida é um convite para o avanço e a conquista de valores na harmonia e na glória do bem.

Autoria: Roberto Shinyashiki

Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.

(Mahatma Ghandi)












Leonardo da Vinci



Leonardo da Vinci (1452-1519), o genial florentino renascentista cujo talento é lembrado tão frequentemente como matriz de tecnologias contemporâneas, as mais variadas, esse mesmo Da Vinci também se interessava em observar a sociedade e seus movimentos, sua lógica e tendências sob a aparente caos da realidade das grandes cidades de seu tempo.
 



Leonardo da Vinci -  Leda
Quando ouvimos os sinos, ouvimos aquilo que já trazemos em nós mesmos como modelo. Sou da opinião que não se deverá desprezar aquele que olhar atentamente para as manchas da parede, para os carvões sobre a grelha, para as nuvens, ou para a correnteza da água, descobrindo, assim, coisas maravilhosas. O gênio do pintor há-de se apossar de todas essas coisas para criar composições diversas: luta de homens e de animais, paisagens, monstros, demônios e outras coisas fantásticas. Tudo, enfim, servirá para engrandecer o artista.
Leonardo da Vinci
Com a mesma percepção 
devemos olhar o ser humano,
descobrindo em cada um valores preciosos.
Nadja Feitosa



A natureza benigna providenciou de modo que em qualquer parte você encontra algo para aprender



Que o teu orgulho e objetivo consistam
em pôr no teu trabalho algo que se assemelhe a um milagre.

Leonardo da Vinci 




As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.
Leonardo da Vinci




uma vez que você tenha experimentado voar,
 você andará pela terra com seus olhos voltados para céu,
 pois lá você esteve e para lá você desejará voltar.”
 Leonardo da Vinci

As mãos e os braços, em todas as suas ações, devem exibir a intenção da mente que os move, até quando for possível, porque, por meio deles, quem tiver um bom julgamento mostrará intenções mentais em todos os seus movimentos.




Leonardo da Vinci

Jamais o sol vê a sombra.
Leonardo da Vinci


Quando eu pensar 
que aprendi a viver, 
terei aprendido a morrer.
Leonardo da Vinci


Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para céu, pois lá você esteve e para lá você desejará voltar.Leonardo da Vinci

Leonardo Da Vinci é famoso em todo o mundo como criador de obras de arte únicas. No entanto, poucos conhecem a sua faceta de escritor. Uma obra literária - profecias, aforismos, fábulas, pensamentos e contos fantásticos - que revela a dimensão e a textura das suas reflexões sobre a humanidade, a natureza e o divino. Contendo escritos num estilo, género e tom fenomenal, as Profecias de Leonardo são um raro e fascinante reflexo da vida intelectual de um dos mais notáveis artistas da nossa História. Tal como Guiseppe Pontiggia comentou, 'A Antiguidade deixou-nos fragmentos de obras, Leonardo deixou-nos uma obra de fragmentos.' Pedaços fascinantes de génio de um grande cérebro, quase esmagadoramente ecléctico, as Profecias de Leonardo dão-nos uma visão preciosa do funcionamento de um homem e de uma mente singulares.
Leonardo da Vinci previa mudanças sociais em sua relação com a Ecologia ou A Vida do Planeta, como ele entendia a dinâmica da Terra. Muitas dessas profecias, na verdade, hipóteses, projeções muito coerentes com a realidade, foram escritas em seus quadros, camufladas e ainda assim, escritas de trás para frente demandando, para boa parcela dos curiosos o uso de um espelho, para serem lidas. Nem a Monalisa escapou de ser usada como suporte secreto de suas mensagens.
Estudioso da força dos fluidos, especialmente a força da água em sua relação com a terra, ele previu que as mortes cíclicas da Humanidade, por causas diferentes, são inevitáveis. São fatalidades, como os Dilúvios, seu exemplo preferido - os transbordamentos da Água, engolindo terras, terras litorâneas, terras naturalmente "inundáveis".

Especialistas destacam algumas dessas profecias. Justamente aquelas que parecem estar relacionadas a uma combinação de questões ecológicas, econômicas, 
socio comportamentais, tecnológicas, ideológicas. As forças da natureza têm o poder de frustrar todas as expectativas e alcançar com dolorosas mazelas a todas as pessoas.

No que diz respeito ao conteúdo, o significado dos textos, os especialistas tendem a fazer interpretações extremamente simplistas - especialmente considerando a capacidade de Leonardo e enxergar relações entre entre diferente forças físicas e, por que não, metafísicas, envolvendo as evoluções (movimentos) da Humanidade. O mais honesto é que o leitor tenha, aqui, a liberdade de meditar e estabelecer suas próprias interpretações.


O FUTURO HOJE

A malícia não terá limite, serão derrubadas árvores, selvas. Será - quando o alimento, vai torná-los doentes e assim, todas as criaturas repartirão sofrimento, morte, aflição, terror. Quando seu orgulho sem limites levá-los a querer ir para  céu, seu excesso de peso vai mantê-los aqui mesmo. Tudo será cobiça, ânsia, saque.

Sobre a Terra (no mundo) ver-se-ão seres que estarão sempre lutando entre si, causando grandes perdas e mortes de'ambos os lados. Seus túmulos serão seus corpos.

Quando homens falarão uns com os outros no estando em países distantes... Todos poderão se falar, se tocar, se abraçar, ainda que em hemisférios diferentes, falando línguas diferente.

Todos os homens vão 'mudar de hemisfério em um instante. Por meio das estrelas, os homens poderão mover-se rapidamente usando animas (almas, espíritos) e converter-se-ão em seres mais parecidos com elas; serão mais velozes.

Vocês verão passar, cruzando o ar de leste a oeste, as árvores do monte Tauro, o Sinai, a cadeia do Atlas, os Apeninos. Serão muitos transportados assim. Quantos sonhos mortos, separações de amigos que jamais voltarão para sua terra natal,
morrendo sem sepultura, deixando seus ossos em várias partes do mundo.

[Porém nada disso impede o inevitável]. A água dos mares vai subir até as montanhas e cair sobre a casas dos homens. E serão praias as encostas das montanhas. E a água continuará caindo, das nuvens, sobre províncias e herdades. 1482

As obras humanas serão causa da morte humana. Mesmo as pessoas mais sensatas e experientes estarão buscando avidamente algo de que não precisam. Haverá grande agitação entre os homens, que lançar-se-ão uns contra os outros, entre juramentos e gritos.

Das entranhas da Terra, com espantoso ruído, sairá uma coisa que deixará aturdidos a todos que a vejam; e sua força poderá
demolir castelos e cidades.

Corpos sem alma poderão mover-se por si mesmos, carregando inumeráveis quantidades de mortos e tomando a riqueza dos vivos sobreviventes.



ORIGEM DAS PROFECIAS

As Profecias, que Da Vince chamava de enigmas, estão registradas em seu Diário particular, em trechos que são considerados passagens obscuras e em uma série de desenhos sombrios = de temática geológico catastróficas chamadosO Dilúvio.

Enquanto os estudiosos - tantos, especulam sobre as origens da vidência do gênio o conhecimento, mesmo superficial, da biografia desta personagem mostra claramente que suas idéias, mesmo as obscuras profecias são provenientes do profundo
Conhecimento Multidisciplinar de Leonardo Da Vince. Leonardo Da Vinci foi, obviamente, um homem de ciência, ou seja - um que homem que queria Saber, de tudo e das relações de cada coisa com o Tudo.
 
Descrito como engenheiro e artista das telas, era Da Vinci foi cientista e técnico do Ar, da Terra, do Fogo, das Águas. Físico, químico, anatomista, biólogo, médico legista, filósofo, sociólogo. Em meio a essas inúmeras áreas de interesse, não faltou lugar para a observação e dissecação da Geologia, livros aberto de registros das convulsões cíclicas (regulares ou eventuais) da Terra.

Leonardo entendeu ou concebeu o que hoje é uma verdade bastante conhecida: a existência e a Teoria das Placas Tectônicas, e, por conseguinte, todo um cortejo de movimentos geológicos e atmosféricos interagentes que hoje fazem manchete nos midia, nas manchetes de catástrofes, desastres naturais.

Elevação do nível das águas oceânicas, aquecimento/atividade solar, mudanças climáticas, nas correntezas oceanográficas, terremotos, maremotos, tsunamis, atividade vulcânica (vulcanismo), chuvas torrenciais e muitos etc., etc., todos eles apocalípticos. Entre os efeitos colaterais dos transes da Terra, está o colapso das civilizações, no presente momento histórico, da Humanidade Globalizada.

Falências: das atividades agrícolas, dos sistemas de comunicação, transporte, da economia que depende de tudo isso e ainda mais. Falência do próprio sistema orgânico imunológico dos seres humanos, surpreendidos por doenças estranhas causadas por uma ressurreição não 'prevista de micro-bios (micro-seres-vivos) sensíveis ao calor, antes adormecidos, como que inexistentes, repentinamente reativados e prontos para crescer e se multiplicar.
LEONARDO DA VINCI - Pintor, Arquiteto, engenheiro, cientista, músico, fabulista e escultor italiano - 1452-1519.

FÁBULA: A BORBOLETA E A CHAMA:
Uma borboleta multicor estava voando na escuridão da noite quando viu, ao longe, uma luz. Imediatamente voou naquela direção e ao se aproximar da chama pôs-se a rodeá-la, olhando-a maravilhada. Como era bonita!
Não satisfeita em admirá-la, a borboleta resolveu fazer o mesmo que fazia com as flores perfumadas. Afastou-se e em seguida voou em direção à chama e passou rente a ela.
Viu-se subitamente caída, estonteada pela luz e muito surpresa por verificar que as pontas de suas asas estavam chamuscadas.
- Que aconteceu comigo? - pensou ela.
Mas não conseguiu entender. Era impossível crer que uma coisa tão bonita quanto a chama pudesse causar-lhe algum mal. E assim, depois de juntar um pouco de forças, sacudiu as asas e levantou vôo novamente.
Rodou em círculo e mais uma vez dirigiu-se para a chama, pretendendo pousar sobre ela. E imediatamente caiu, queimada, no óleo que alimentava a brilhante e pequenina chama.
- Maldita luz - murmurou a borboleta agonizante - pensei que ia encontrar em você a felicidade e em vez disso encontrei a morte. Arrependo-me desse tolo desejo, pois compreendi, tarde demais, para minha infelicidade, o quanto você é perigosa.
- Pobre borboleta - respondeu a chama - eu não sou o Sol, como você tolamente pensou. Sou apenas uma luz. E aqueles que não conseguem aproximar-se de mim com cautela são queimados.
Esta fábula é dedicada àqueles que, como a borboleta, são atraídos pelos prazeres mundanos, ignorando a verdade. Então, quando percebem o que perderam, já é tarde demais.
 Fonte: Livro: Fábulas e Lendas - Leonardo da Vinci - Editora Salamandra.

A PEDRA E O METAL: 
Certo dia o metal começou a bater numa pedra e ela, surpresa e indignada, virou-se e lhe disse: 
- Que é isso? Você deve estar me confundindo com alguém, porque não conheço você. Deixe-me em paz, pois nunca fiz mal a ninguém! 
A essas palavras a pedra conformou-se e suportou com grande paciência os golpes que o metal lhe inflingia. Finalmente, de repente, fez-se uma faísca que acendeu um fogo maravilhoso, com o poder de fazer coisas fantásticas. 
Essa fábula é dedicada àqueles que iniciam seus estudos de má-vontade, apesar dos incentivos para prosseguir. Porém, se forem pacientes e persistentes, obterão resultados magníficos. 
Fonte: Livro: Fábulas e Lendas - Leonardo da Vinci - Editora Salamandra.


João Batista 
Salai é pensado para ter sido o modelo.  (c. 1514) - Louvre .






                                         Anunciação (1475-1480)-Uffizi, é pensado para ser o mais antigo trabalho de Leonardo completa


                                                                       Virgin of the Rocks, Louvre, demonstrates Leonardo's interest in nature.





A Virgem eo Menino com Santa Ana , (c. 1510) - Museu do Louvre
A Virgem eo Menino com Santa Ana e São João Batista (c. 1499-1500) -National Gallery, Londres


A Virgem eo Menino com Santa Ana , (c. 1510) - Museu do Louvre

A Virgem eo Menino com Santa Ana e São João Batista (c. 1499-1500) - National Gallery, Londres
Desenhos
Leonardo não foi um pintor prolífico, mas ele era um desenhista mais prolífico, mantendo revistas cheias de pequenos esboços e desenhos detalhados registrando todos os tipos de coisas que tiveram sua atenção. Bem como as revistas que existem muitos estudos para pinturas, alguns dos quais podem ser identificados como preparatório para obras particulares, como A Adoração dos Magos , A Virgem das Rochas e A Última Ceia . Seu primeiro desenho datado é uma paisagem do Vale do Arno , 1473, que mostra o rio, as montanhas, Castelo Montelupo ...





Mona Lisa ou La Gioconda (1503-1505/1507) - Louvre , Paris, França



Quem foi Mona Lisa?


Mona Lisa foi a obra mais famosa pintada pelo italiano Leonardo da Vinci, e também o quadro mais cobiçado do mundo.
Conhecida como La Gioconda ou Mona Lisa del Giocondo,
o quadro retrata uma mulher bonita (para os padrões da época),
serena e de sorriso discreto.
Alguns julgam o sorriso de Mona Lisa, feliz e calmo, enigmático,
outros julgam um sorriso triste e lascivo.





Quadro Mona Lisa, Leonardo da Vinci


O retrato de Mona Lisa foi produzido de 1503 a 1506,
feito a óleo sobre madeira da álamo.
A técnica usada por da Vinci, foi o 'Sfumato'.
O quadro de Mona Lisa está exposto no Museu do Louvre, Paris,
onde é a grande atração.
Segundo o Guinness Book, Mona Lisa é o objeto de arte
mais valioso do mundo.

[monalisa+sfumato++davinci.jpeg]
Rosto de Mona Lisa, detalhe da 'técnica do sfumato'


Nenhuma obra de arte foi mais reproduzida do que Mona Lisa.
A arte contemporânia usou e abusou na exploração da figura de Mona Lisa, que virou um ícone cultural usado na propaganda,
na música (Mona Lisa, sucesso de Nat King Cole e Jorge Vercílo),
objetos, serigrafias, história em quadrinho, no graffiti, etc.


Mona Lisa ou La Gioconda (1503-1505/1507) - Louvre , Paris, França

Entre as obras criadas por Leonardo no século 16 é o retrato pequeno conhecido como a Mona Lisa ou "La Gioconda", a rir. Na era atual é sem dúvida o quadro mais famoso do mundo. Sua fama repousa, em particular, sobre o sorriso elusivo sobre o rosto da mulher, a sua qualidade misteriosa provocada, talvez, pelo fato de que o artista subtilmente sombreado nos cantos da boca e olhos, de modo que a natureza exacta do sorriso não pode ser determinada. A qualidade sombrio para o qual a obra é conhecida veio a ser chamado de " sfumato "ou fumaça de Leonardo. Vasari, que geralmente se pensa ter conhecido a pintura apenas pela reputação, disse que "o sorriso foi tão agradável que parecia divina em vez de humana, e aqueles que o viram ficaram espantados ao descobrir que ele era tão vivo quanto o original". 
Outras características encontradas neste trabalho são o vestido sem adornos, em que os olhos e as mãos não têm concorrência de outros detalhes, o fundo da paisagem dramática em que o mundo parece estar em um estado de fluxo, o colorido suave ea natureza extremamente suave da a técnica de pintura, empregando óleos , mas colocado em muito como temperatura e misturado na superfície para que as pinceladas são indistinguíveis. [ nb 23 ] Vasari expressou a opinião de que a maneira de pintura faria mesmo "o mestre mais confiante ... o desespero e perder o coração ". [ 80 ] O estado perfeito de conservação e do fato de que não há nenhum sinal de reparação ou overpainting é raro em uma pintura do painel da presente data. 
Na pintura Virgem eo Menino com Santa Ana a composição novamente pega o tema de figuras em uma paisagem que Wasserman descreve como "de tirar o fôlego" ] e remete para a imagem de São Jerônimo com a figura fixado em um ângulo oblíquo. O que torna esta pintura incomum é que há duas figuras obliquamente sobrepostos. Maria está sentada no joelho de sua mãe, St Anne. Ela se inclina para a frente para segurar a criança a Cristo como ele joga mais ou menos com um cordeiro, sinal de seu próprio sacrifício iminente.  Esta pintura, que foi copiado muitas vezes, influenciaram Michelangelo, Rafael e Andrea del Sarto , e através deles Pontormo e Correggio . As tendências na composição foram adotadas, em particular pelo veneziano pintores Tintoretto e Veronese 

Fontes:Wikipedia,
As profecias on line
you tube
sites e net