Árvore da Vida

O amor é a Lei de Deus.
 Viveis para que aprendais a amar.
 Amais para que aprendais a viver.
 Nenhuma outra lição é exigida do homem.



E que é amar, senão aquele que ama absorver o amado de modo que os dois sejam um?

A quem ou a o quê devemos amar? Podemos escolher certa folha da Árvore da Vida e despejar sobre ela todo o nosso coração? 
E o ramo que produziu essa folha? E a haste que sustenta esse ramo?
E a casca que protege essa haste? E as raízes que alimentam a casca, os ramos e as folhas?
 E o solo que envolve as raízes?
 E o sol, o mar e o ar que fertilizam o solo?

Se uma pequena folha merece vosso amor, quanto mais o merecerá a árvore toda!
 O amor que corta uma fração do todo antecipadamente se condena ao sofrimento.

Direis: "Mas há muitas e muitas folhas em uma única árvore: umas são sadias, outras são doentes; umas são velhas, outras, feias; algumas são gigantes, outras são anãs.
Como poderemos deixar de escolher?"

E dir-vos-ei: da palidez do doente provém a vitalidade do sadio.
E dir-vos-ei ainda mais, que a fealdade é a paleta, a tinta e o pincel da beleza;
e que o anão não seria anão se não tivesse dado parte de sua estatura ao gigante.

Vós sois a árvore da vida. Cuidado para não dividirdes a vós mesmos!
Não ponhais um fruto contra outro fruto, uma folha contra outra folha, um ramo contra outro ramo; nem ponhais o ramo contra as raízes, ou a árvore contra a Terra-Mãe; É exatamente isso que fazeis quando amais uma parte mais do que o restante, ou com exclusão do restante.
Vós sois a árvore da vida. Vossas raízes estão em toda a parte. Vossos ramos e folhas estão em toda a parte. Vossas frutos estão em todas as bocas. Sejam quais forem os frutos dessa árvore; sejam quais forem seus ramos e folhas; sejam quais forem suas raízes, serão vossos frutos; serão vossas folhas e ramos; serão vossas raízes. Se quiserdes que a árvore de frutos doces e aromáticos, se a desejardes sempre forte e verde, cuidai da seiva com que alimentais suas raízes.
O Amor é a seiva da vida. O ódio é o pus da morte. Mas o Amor, tal como o sangue, precisa não encontrar obstáculos para circular nas veias. Reprimi o movimento do sangue, e ele se tornará uma ameaça, uma praga. E que é o ódio senão Amor reprimido ou Amor retido, tornando-se um veneno tanto para quem alimenta como para o alimentado, tanto para quem odeia como para quem é odiado?

Uma folha amarela em vossa árvore da vida é somente uma folha à qual faltou Amor. Não culpeis a folha amarela.

Um ramo ressequido é somente um ramo faminto de Amor. Não culpeis o ramo ressequido.

Uma fruta podre é somente uma fruta que foi amamentada com ódio. Não culpeis a fruta podre. Culpai antes vosso coração cego e egoísta que repartiu a seiva da vida a uns poucos e negou-a a muitos, negando-a assim a si próprio.

Não há outro amor possível senão o amor a si próprio. Nenhum ser é real, senão aquele que abrange o Todo. Eis porque Deus é amor; porque Deus se ama a si mesmo.

Se o Amor vos faz sofrer, é porque ainda não encontraste vosso próprio ser, nem achastes ainda a chave de ouro do Amor, pois se amais um ser efêmero, vosso amor é efêmero.

O amor do homem pela mulher não é Amor. É algo muito diferente. O amor dos pais pelos filhos é tão-somente o limiar do sagrado templo do Amor. Enquanto cada homem não amar a todas as mulheres, e vice-versa; enquanto cada criança não for filho de todos os pais e de todas as mães, e vice-versa, deixai que os homens se gabem das carnes e ossos que se apegam a outras carnes e ossos, mas jamais deis a isto o sagrado nome de Amor. Será blasfêmia.

Não tereis um único amigo enquanto vos considerardes inimigo ainda que seja de um único homem. Como pode o coração que abriga inimizade ser um refúgio seguro para a amizade?

Não conhecereis a alegria do Amor enquanto houver ódio no coração. Se alimentásseis com a seiva da vida todas as coisas, menos um pequenino verme, esse pequenino verme sozinho tornaria amarga vossa vida, pois quando amais alguém ou alguma coisa, em realidade somente amais a vós próprios. Do mesmo modo, quando odiais alguém ou alguma coisa, em verdade odiais a vós mesmos, pois quem ou aquilo que odiais está inseparavelmente ligado àquilo ou quem amais, como o verso e o reverso da mesma moeda. Se quiserdes ser honestos com vós mesmos tereis de amar aqueles e aquilo a quem ou a que odiais e aqueles e aquilo que vos odeia, antes de amardes o que amais e o que vos ama.

O Amor não é uma virtude. O Amor é uma necessidade; mais necessidade é do que o pão e a água; mais do que a luz e o ar.

Que ninguém se orgulhe de amar. Deveis respirar o Amor tão natural e livremente como respirais o ar para dentro e para fora de vossos pulmões, pois o Amor não precisa de ninguém que o exalte. O Amor exaltará o coração que considerar digno de si.

Não espereis recompensa do Amor. O Amor é, em si mesmo, recompensa suficiente para o Amor, assim como o ódio é, em si mesmo, castigo bastante para o ódio.

Não peçais contas ao Amor, pois o Amor não presta contas senão a si mesmo.

O Amor não empresta nem pode ser emprestado; o Amor não compra nem vende; mas quando dá, ele dá-se todo inteiro; e quando toma , toma tudo. E seu dar-se é tomar. Consequentemente é o mesmo, hoje, amanhã e sempre.

Assim como um poderoso rio que se esvazia no mar é reabastecido pelo pelo mar, assim deveis esvaziar-vos no Amor para que sejais para sempre enchidos de Amor.

A lagoa que retém o presente que o mar lhe dá, torna-se uma lagoa de água estagnada.
Não há "mais" nem "menos" no Amor. No momento em que tentardes graduar e medir o Amor, ele desaparecerá , deixando só amargas recordações. Nem há "agora" nem "depois", ou "aqui"e "acolá" no Amor. Todas as estações são estações do Amor. Todos os locais são próprios para serem habitados pelo Amor.
O Amor não conhece fronteiras nem obstáculos. Um Amor cuja ação é impedida por qualquer obstáculo não merece o nome de Amor. Sempre vos ouço dizer que o Amor é cego, no sentido de que não vê defeitos naquele que é amado. Essa espécie de cegueira é o máximo de visão.
Oxalá fôsseis sempre tão cegos que não encontrásseis faltas em coisa alguma!
Não! É claro e penetrante o olhar do Amor. Por isso ele não vê faltas. Quando o Amor houver purificado vossa visão, não vereis jamais nada que não seja digno de vosso Amor. Só uma vista despojada de Amor, um olho faltoso, está sempre ocupado em encontrar faltas, e quaisquer faltas que encontre, serão suas próprias faltas.
O Amor integra. O ódio desintegra. Mesmo vosso corpo, perecível como parece ser, resistiria à desintegração, se amásseis com a mesma intensidade cada uma das células que o constituem.
O Amor é paz cheia de melodias da vida. O ódio é a guerra ansiosa pelos satânicos golpes da morte.
Que preferis: o Amor para gozardes a paz eterna, ou o ódio para estardes sempre em guerra?
Toda a terra está viva em vós. O Céu e suas hostes estão vivos em vós. Amai, pois, a terra e todos os seus habitantes, se amais a vós mesmos.
Amai o Céu e todos os seus habitantes, se amais a vós mesmos.
                                                                 
                                                         ("O Livro de Mirdad")  

                                                                                                                


as coisas que um homem conhece
verdadeiramente nao podem ser 
comparadas em numero com as que lhe
sao desconhecidas
mestre tibetano



                                                        O Amor - Jesus -

 





"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, 
se não tenho amor, 
minhas palavras serão como o som do metal ou como o tinido de um prato. 
Ainda que diga o que há de vir e conheça todos os segredos e toda a sabedoria; 
e ainda tenha uma fé tão forte como a tormenta que move as montanhas de lugar, 
se não tenho amor não sou nada. 
E ainda que dê todos meus bens para alimentar ao pobre 
e lhe ofereça todo o fogo que recebi de meu Pai, 
se não tenho amor não encontrarei nisto proveito algum. 
O amor é paciente e o amor é amável. 
O amor não é invejoso, não faz mal, 
não conhece o orgulho; não é rude nem egoísta. 

(Jesus - Evangelho Essênio)
                                                         

 Viandante



   Alma cansada, abatida à margem da estrada, pára um instante na eterna trajetória da vida, larga o fardo de tuas expiações e repousa.

   Ouve como está plena de harmonias a obra de Deus! O ritmo dos fenômenos irradia doce e grandiosa música. Por meio das formas exteriores, os dois mistérios, da alma e das coisas, observam-se e se sentem. Das profundezas, o teu espírito ouve e compreende. A visão das obras de Deus produz paz e esquecimento; diante da divina beleza da criação, aquieta-se a tempestade do coração; paixão e dor adormecem em lento e doce canto sem fim. Parece que a mão de Deus, através das harmonias do universo, acalenta, qual brisa confortadora, tua fronte prostrada pela fadiga e aí se detém como uma carícia. Beleza, repouso da alma, contato com o divino! Então o viandante deprimido se reanima, com renovado pressentimento de sua meta. Não parece mais tão longa a jornada, tão comprida, quando se pára um instante para dessedentar-se numa fonte. Então a alma contempla, antecipa e se alivia na caminhada. Com o olhar fixo para o Alto, é mais fácil retomar em seguida o caminho cansativo.
   Pára, escuta e ora. Abre os braços à criação e repete com ela: "Deus, eu te amo"! Tua oração, não mais admiração amedrontada pelo poder divino, agora é mais elevada: é amor. Oração doce, que brota como um canto que a alma repete, ecoa de fraga em fraga por toda a terra, de onda em onda pelos mares, de estrela em estrela pelos espaços infinitos. É a palavra sublime do amor que as unidades colossais dos universos repetem contigo, em uníssono com a voz perdida do último inseto que, tímido, esconde-se entre a grama. Parece perdida; no entanto, Deus a conhece também, recolhe-a e a ama. No infinito do espaço e do tempo, somente esta força, essa imensa onda de amor, mantém tudo compacto em harmônico desenvolvimento de forças. A visão suprema das últimas coisas, da ordem em que caminham todas as criaturas, dar-te-á sozinha um sentido de paz; de verdadeira paz, de paz profunda, de alma saciada, porque percebe sua mais elevada meta.
   Ora assim, ó alma cansada: "Senhor, bendito sejas, sobretudo pela irmã dor, porque ela me aproxima de Ti. Prostro-me diante de Tua imensa obra, mesmo se nela minha parte é esforço. Nada posso pedir-Te, porque tudo já é perfeito e justo em Tua criação, mesmo meu sofrimento, mesmo minha imperfeição transitória. Aguardo no posto de meu dever a minha maturação. Repouso em Tua contemplação".


Do livro "A Grande Síntese", cap 67

  

Espiritualidade a partir de Si Mesmo            




Existem duas correntes na história da espiritualidade, entre outras. Existe uma espiritualidade de cima e uma espiritualidade de baixo. A espiritualidade de baixo significa que Deus não nos fala unicamente através da Bíblia e da Igreja, mas também através de nós mesmos, daquilo que nós pensamos e sentimos, através do nosso corpo, de nossos sonhos, e ainda através de nossas feridas e de nossas supostas fraquezas. A espiritualidade de baixo foi posta em prática sobretudo no monaquismo. Para conhecerem o verdadeiro Deus e irem ao seu encontro, os primeiros monges começaram convivendo com as próprias paixões, começaram pelo conhecimento de si próprios. Evágrio Pôntico formula esta espiritualidade de baixo na clássica frase: “Se queres chegar ao conhecimento de Deus, trata de antes conheceres-te a ti mesmo”. O subir até Deus passa pelo descer até a própria realidade e pelo chegar às profundezas do inconsciente. A espiritualidade de baixo não vê o caminho para Deus como uma estrada de mão única que nos leva sempre em frente, em direção a Deus. Pelo contrário, o caminho para Deus passa por erros e rodeios, pelo fracasso e pela decepção consigo mesmo. O que me abre para Deus não é, em primeiro lugar, a minha virtude, mas, sim, as minhas fraquezas, minha incapacidade, ou mesmo o meu pecado.
A espiritualidade de cima começa pelos ideais que nós nos impomos. Parte das metas que o homem deve alcançar através da ascese e da oração. Os ideais que levam a isto são obtidos do estudo da Sagrada Escritura, da doutrina moral da Igreja e da idéia que o homem faz de si mesmo. A pergunta básica desta espiritualidade de cima é: Como deve ser o cristão? Que é que o cristão deve fazer? Que atitudes deve ele assimilar? A espiritualidade de cima nasce do anseio do homem por tornar-se sempre melhor, por subir sempre mais alto, por chegar cada vez mais perto de Deus. Esta espiritualidade foi adotada sobretudo na teologia moral dos três últimos séculos e na ascese, tal como ensinada a partir da era iluminista. A psicologia moderna vê com bastante ceticismo esta forma de espiritualidade, porque com ela o homem corre o risco de ficar inteiramente dividido. Quem se identifica com seus ideais, freqüentemente reprime a própria realidade, se ela não estiver em harmonia com seus ideais. E assim o homem fica interiormente dividido e enfermo. Ma as espiritualidade de baixo, ao invés, tal como posta em prática pelos monges da Antiguidade, tende a ser confirmada pela psicologia. Pois, para a psicologia, está claro que o homem só poderá chegar à sua verdade através de um honesto autoconhecimento.
Na espiritualidade de baixo, entretanto, não se trata apenas de ouvir a voz de Deus naquilo que eu penso e sinto, nas minhas paixões e enfermidades, e de assim descobrir a imagem que Deus fez de mim. Também não se trata apenas de subir a Deus descendo à minha realidade. Trata-se, antes, na espiritualidade de baixo, de que, ao chegar ao fim de nossas possibilidades, nós estejamos abertos a uma relação pessoal com Deus. A verdadeira oração, dizem os monges, surge do mais profundo de nossa miséria, e não das nossas virtudes. Jean Lafrance, para quem a oração vinda do profundo é a oração que caracteriza a vida cristã, teve que por muito tempo viver a experiência do fracasso para chegar à verdadeira oração. Ele escreve: “Todo esforço que fazemos por meio da ascese e da oração para nos apossarmos de Deus é um esforço na direção errada; com isto nós nos tornamos semelhantes a Prometeu, que quis se apossar do fogo do céu. É importante que reconheçamos até que ponto este esquema de perfeição persegue uma rota que contraria ao que Jesus mostrou no evangelho... Jesus não construiu nenhuma escada de perfeição pela qual nós pudéssemos subir degrau por degrau para no fim chegarmos à posse de Deus, mas mostrou um caminho que leva às profundezas da humanidade... temos, pois, que escolher na encruzilhada o caminho que iremos seguir para chegarmos a Deus. O caminho de cima ou o caminho de baixo? Com base em minha experiência, eu desejaria dizer-vos logo de partida: se quereis chegar a Deus através do heroísmo e da virtude, isto é problema vosso. Tendes o direito de fazê-lo; mas advirto-vos que, com isto, ireis bater com a cabeça na parede. Se, ao invés, quiserdes seguir o caminho da humildade, tendes que abraçá-lo com sinceridade e, não podeis ter medo de descer até o mais profundo de vossa miséria” (Lafrance, 1983:9s). A espiritualidade de baixo ocupa-se com a questão de saber o que devemos fazer quando tudo dá errado, como devemos conviver com os cacos e fragmentos de nossa vida, e como daí podemos construir algo de novo.
A espiritualidade de baixo é o caminho da humildade. Esta palavra hoje causa-nos dificuldades. Para Drewermann a humildade que São Bento descreve em sua regra como o caminho espiritual do monge é um exemplo típico do oposto à autodeterminação (Drewermann, 1989: 429). Mas quando lançamos um olhar para a literatura espiritual do cristianismo e de outras religiões, em toda parte nos deparamos com a humildade como a atitude básica de uma religiosidade autêntica. Não devemos entender a humildade como uma virtude que nós mesmos sejamos capazes de conquistar, para isto bastando que “nos humilhemos” e nos rebaixemos. A palavra latina humilitas está relacionada com húmus, com terra.A humildade, portanto, é o reconciliar-nos com nossa condição terrena, com o peso que nos puxa para baixo, com o mundo dos nossos instintos, com o nosso lado sombrio. A humildade é a coragem de aceitar a verdade sobre si mesmo. A humildade designa nossa relação com Deus. Ela é o lugar onde eu posso ir ao encontro do Deus verdadeiro. Só ali, no mais profundo de mim, é que a verdadeira oração pode se fazer ouvir.
Grun, Anselm e Dufner, Meinrad em Espiritualidade a partir de Si Mesmo. 
Editora Vozes, 2004


O mundo moderno nos convida à correria e, em função disso, não temos tempo de observar a natureza, nossa grande mestra. Quem olha o mar e percebe as marés, as ondas e os ventos pode verificar como tudo tem seu ciclo.

O dia e a noite, as estações do ano, o sol e a chuva, a vida e a morte. O ser humano, com sua sede de poder, procura imobilizar a vida e torná-la certinha, rígida como uma estátua. Mas a vida é dinâmica. Hoje você está bem, amanhã pode não estar...

A vida flui como as ondas do mar e, como um surfista, você precisa aprender a aproveitar suas subidas e descidas, mergulhar e retornar à tona, manter-se na superfície de acordo com o movimento da água.

Quando você resolve eliminar de sua vida o fluxo das ondas e permanecer apenas como observador passivo, você está anulando a sua força vital!... Afinal, a vida é uma interminável aventura. E a sabedoria está em saber surfar nas ondas da vida.
Roberto Shinyashiki


"Não é pela forma em que um homem fala de Deus, mas sim pela forma em que fala das coisas terrenas, como se pode melhor discernir se sua alma permaneceu no fogo do amor a Deus"
Simone Weil



 


entrevista com Deus

A entrevista com Deus





Sonhei que tive uma entrevista com Deus.

'Então, você gostaria de me entrevistar?' Deus perguntou.

'Se o Senhor tiver tempo', eu disse.

Deus sorriu.

'Meu tempo é a eternidade. Quais as questões que você tem em mente para mim'?

'O que o surpreende mais na humanidade?'

Deus respondeu:

'Que eles se aborrecem com a infância, se apressam para crescer e depois desejam ser crianças novamente'.

'Que eles perdem sua saúde para juntar dinheiro e depois perdem seu dinheiro para recuperar a saúde'.

'Que por pensarem ansiosamente no futuro, eles esquecem o presente, de tal maneira que eles não vivem o presente'.

'Que eles vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido'.

Deus colocou minha mão na sua e ficamos silenciosos por um tempo.

Então perguntei:

'Como um Pai, quais seriam algumas lições que o Senhor gostaria que seus filhos aprendessem'?

'Que eles aprendessem que eles não podem obrigar ninguém a amá-los. Tudo o que eles podem fazer é se deixarem amar'.

'Que eles aprendessem que não é bom se comparar aos outros'.

'Que eles aprendessem a perdoar, praticando o perdão'.

'Que eles aprendessem que são necessários apenas poucos segundos para abrir feridas profundas naqueles que eles amam, mas podem ser necessários muitos anos para cicatriza-las'.

'Que eles aprendessem que uma pessoa rica não é aquela que tem mais, mas aquela que necessita menos'.

'Que eles aprendessem que há pessoas que os amam profundamente, mas simplesmente ainda não sabem como expressar ou mostrar seus sentimentos'.

'Que eles aprendessem que duas pessoas podem olhar para a mesma coisa e vê-la diferentemente'.

'Que eles aprendessem que não é suficiente que eles se perdoem uns aos outros, mas eles também devem perdoar a si mesmos'.



'Obrigado pelo seu tempo', eu falei humildemente. Há ainda alguma coisa que o Senhor gostaria que suas crianças soubessem'?



Deus sorriu e disse:



'Somente saibam que eu estou aqui...

S E M P R E'. 

Autor desconhecido

Existência Da Vida



Quando sentir vontade de sorrir,
olhe para uma criança e veja que sorriso lindo que ela tem.
Quando sentir vontade de chorar,
olhe para um deficiente e veja que sorriso belo que ele tem apesar de sua deficiência.
Quando se sentir triste,
olhe para trás, e veja quantas coisas boas você construiu.
Muitas vezes, deixamos de olhar para as coisas mais simples da vida,
que nos dão prazer, para nos apegar a coisas fúteis sem nenhum valor.
Quando se sentir só, pense em Deus,
e você não estará mais só.
Quando alguém te magoar,
não retribua, apenas deseja que ele seja feliz.
Quando um mau pensamento surgir,
ore, e você terá a bênção do céus.
Colhe todos os sentimentos bons que você tem
e coloquem em um só versículo e leia com atenção,
e você vai sentir a força das palavras bem ditas.
Quando você pensar em não mais existir,
lembre-se, você não tem esse poder.
Quando você pensar que tudo se acabou,
é porque você não olhou a luz que veio lá de cima,
para te cobrir.
A existência faz parte da vida.
Se há vida, então existimos.
Se existimos, é porque há vida! 


Simplicidade, Humildade e Compaixão.

Com Florais de Bach o Resgate das Virtudes

Simplicidade, Humildade e Compaixão.


Dr.Bach deixou inscritas estas três palavras na porta de sua casa em Mount Vernon. O mesmo homem que antes de morrer queimou a maioria de seus escritos numa fogueira, no próprio jardim da casa, deixando somente dois textos: “Os Remédios Florais do Dr. Bach” e “Cura-te a Ti Mesmo”. Estas três palavras inscritas na porta de sua casa para quem lá entrasse certamente não foram obra do acaso ou do esquecimento. No livro “Vivendo os Passos do Dr. Bach”, Lúcia de Bartollo afirma que elas são as molas mestras de toda a terapia floral. Se concordarmos com a idéia de que os remédios florais do Dr. Bach são apenas uma entre as diversas alternativas que podem ajudar o Homem a curar seus vícios e suas falhas, então, talvez, estas três palavras possam ser aceitas como princípios comuns a todo aquele segue o caminho do curador. Simplicidade, humildade e compaixão.
Vou me permitir citar um documentário sem poder mencionar a referência. Ele passou na televisão e eu só assisti o fim, onde um senhor italiano explica o que é o seu ofício. A idéia é mais ou menos a que segue. A terra que toca nossos pés hoje, quando andamos descalços no mato ou na praia, não é a mesma terra que tocava os pés de nossos ancestrais. É um processo geológico. O reino vegetalvai depositando na superfície camadas de folhas, galhos, frutos que vão se decompondo juntamente com os dejetos do reino animal e renovando o solo, sempre de cima para baixo. As camadas mais profundas do solo são as mais antigas. Uma parreira, quanto mais antiga for, tanto mais profundas serão suas raízes. Podendo se alimentar, portanto, da memória de uma terra que foi pisada por nossos ancestrais décadas, ou mesmo, séculos atrás. Produzir um vinho é entrar em contato com essa memória da terra, essa memória antropológica. Nesse sentido não existe vinho bom ou vinho ruim, pois todo vinho é um retrato do homem que viveu antes de nós, e do qual somos fruto. Qualquer terra de qualquer região do mundo pode produzir seu vinho, desde que produza uvas, e esse vinho terá muito a revelar ao homem sobre suas falhas e virtudes enterradas sobre nossos pés. Produzir um vinho é, portanto, um exercício de descoberta e de autoconhecimento.
É necessário antes de continuar fazer uma advertência. As palavras que seguem abaixo saem das mãos de um aprendiz na arte da cura. Portando podem carregar o candor natural nos neófitos e soar talvez prematuras e pretensiosas. Peço que leiam, antes como reflexões íntimas nascidas deste breve período de contato com a obra e o pensamento do Dr. Bach, do que como propostas ou respostas assertivas. Conto também com a compreensão e paciênca dos mestres e sábios nesta arte, pois no afã de criança descobrindo o ,mundo, corro o risco de mergulhar neste oceano e engolir alguns caldos, por sorte dentro de relativa segurança. Enfim, são reflexões prematuras de um aprendiz, que certamente precisarão de um bom tempo de revisão e amadurecimento.
Feitas as ressalvas, vamos ao mergulho. Data de 1928 a descoberta dos primeiros florais do Dr. Bach. Precisamente no final do mês de setembro, ele encontrou suas duas primeiras flores em uma viagem ao País de Gales: Impatiens e Mimulus. Entre março e agosto de 1935 ele descobriu as últimas dezenove do total de 38 flores. Sabemos pelos escritos de Nora Weeks que a sua busca teve início muito antes de 1928 e que seu trabalho não pode ser reduzido à descoberta destas flores, mas uma conta simples de somar revela que o período de pesquisas e descobertas das flores nos campos e florestas da Grã-Bretanha durou sete anos. Não pretendo aqui reduzir o trabalho de toda uma vida do Dr. Bach a estes, por si só, impressionantes sete anos. Sabemos pelos relatos de Nora Weeks que este período foi apenas o momento do encontro depois de uma longa procura. Os ensinamentos que ele nos deixou é uma forma de compreender e aceitar a doença como parte integrante da caminhada. A doença não mais como um alvo a ser combatido, mas como um aviso, um alerta que nossa alma envia ao nosso corpo de que algo não anda bem e precisa ser transformado. A doença como caminho de crescimento espiritual. Além desta compreensão sobre a natureza das doenças, ele encontrou e selecionou as 38 flores, que ele mesmo classificou de superiores, por conterem o conjunto de energias necessárias para curar todas as falhas que dão origem às doenças e outras formas de sofrimento do homem. Desenvolveu ainda um método para extrair destas flores suas freqüências de energia curadora, e outro de diagnóstico, cuja prática é de tamanha beleza e simplicidade que o torna acessível a praticamente todo aquele que traga o amor pelo bem estar do próximo em seu coração. Mesmo conscientes do fato de que sua obra é resultado do trabalho de toda uma vida, salta aos olhos mais atentos um fato. Nestes sete anos de busca de remédios preparados pela natureza, o Dr. Bach encontrou suas flores sem jamais sair da ilha da Grã Bretanha. Mesmo assim, dentre estas 38 flores, encontramos três que não são naturais da Inglaterra: Cerato, flor da intuição, descoberta em 1930 e originária do Tibet; Olive, flor do renascimento, descoberta em 1934 e originária da região do Mediterrâneo e Vine, flor da compaixão, descoberta em 1934 e originária da Suíça. A primeira pergunta que brota é a seguinte: Além destas 38 flores superiores que o Dr. Bach encontrou na sua terra natal, que outras flores poderia ter encontrado caso tivesse a oportunidade de estender sua pesquisa a outras regiões do mundo?
Sei que esta é uma pergunta sem resposta possível, mas pode levantar reflexões saudáveis. A obra do Dr. Bach restabelece em nossos olhos o encantamento diante da natureza, quando contemplamos a variedade de formas e espécies existentes no reino vegetal. Resgata o elo que sempre ligou o homem a toda forma de vida e, principalmente às plantas. Neste sentido, parece claro, cada homem restabelece esse contato com a riqueza vegetal específica de sua região. Depois de entrar em contato com esses ensinamentos, não pude deixar de observar um pé de maria-sem-vergonha, sem perguntar que espécie de virtude esta flor poderia resgatar. Pesquisar, portanto, novas essências florais nas regiões onde nascemos e vivemos seria também uma forma de dar continuidade à sua obra? Se existe alguma razão desconhecida para nascermos onde nascemos, vivermos onde vivemos, uma energia, misteriosa por natureza, que nos liga à terra em que pisamos pela primeira vez, ou onde pisamos toda manhã ao acordar, a nossa terra mãe, haverá então uma ligação misteriosa que nos une a toda forma de vida natural desta região. Inclusive todas as flores. Neste sentido, estudar as flores que nascem na mesma terra sobre a qual nós nascemos seria uma forma legítima de seguir os passos do Dr. Bach sem perder de vista as suas molas mestras: simplicidade, humildade e compaixão.
Mas ainda cabem algumas outras considerações. Em uma pesquisa rápida pela internet, encontrei mais de 30 sistemas florais. Apenas no Brasil encontramos: florais do Agreste, da Amazônia, do Araêtama, florais brasileiros, do Cerrado, da floresta, essências de Gabriel, de Minas, de Saint Germain, do Nordeste, do Sistema Agnes e do Sul. Em outros países encontramos: florais do Alaska,do Havaí, da Anaflora (Califórnia) , do Deserto, Franceses, Californianos, Healing Herbs (Inglaterra), do Himalaya, Living Light Energies, Fidhorn (Escócia), Master Flower (Nevada USA), Pacific Essences (Costa Oeste do Canadá), Orquídeas do Amazonas, da África do Sul e ainda dois pesquisadores distintos buscando florais da Holanda e outros dois florais Australianos. Certamente o número deve ser bem maior que isso, estes exemplos são apenas o registro de uma tendência que deve crescer rapidamente em quantidade. De maneira geral, até onde pude perceber, a maioria destes sistemas florais parte da mesma filosofia deixada pelo Dr. Bach, o que muda são apenas as flores. Alguns destes sistemas florais reúnem mais de 126 essências cada um deles e, somados, devem ultrapassar fácil a casa de 1500 essências forais. Não há como não se fascinar diante da exuberância da natureza. Por outro lado, e aqui é preciso ter delicadeza ao pisar neste terreno, podem tornar este aprendizado uma tarefa consideravelmente mais complexa e demorada. O sistema floral do Dr. Bach é tão simples que qualquer um pode aprender em um período de tempo relativamente curto. São dois livros e trinta e oito flores que, segundo seus ensinamentos, trazem as energias necessárias para a cura de todos os males do homem. Perto da sutileza deste material, cogitar a possibilidade de dominar tantos sistemas florais e uma gama de flores do tamanho do mundo deixa de ser um empreitada simples e acessível. Como dar continuidade à sua busca por flores e remédios da natureza sem comprometer essa simplicidade?
Esta também é uma pergunta para a qual não encontrei resposta minimamente satisfatória. Acredito que seja importante um estudo contínuo da natureza e de suas propriedades curativas. Tal e qual sempre fizeram nossos pajés, como o fazem hoje diversos seguidores de rituais sagrados que fazem uso do ayahuaska, chá feito de uma folha e de um cipó, cujos resultados na recuperação de diversos vícios e no despertar espiritual tem sido muito positivos, e tantos outros caboclos, homens que cresceram, viveram e morreram na mata, e trazem na sua memória, além de ensinamentos que foram passados de geração para geração, uma intuição viva capaz de olhar a natureza com olhos de ver. Ao ler sua obra e os relatos daqueles que com ele conviveram, tudo ali traz as marcas das mãos de um Mestre. Um homem iluminado. Precisamos seguir este caminho, quanto a isso não há dúvidas.
Por um aprendiz
Almaflora Lucia Bartolo
A Dra. Lucia minha mestra querida,responsavel por insights de luz,
minha gratidão.

Aos mestres Nossa Gratidão

                                             



  Ao mestre com carinho
Ao Mestre com carinho
Vejam só a importância 
Do que agora vou falar
Falo sobre o nosso mestre
Que esta sempre a ensinar

Digo a todos os professores
Que nas escolas nos ensinam
Que merecem mais respeito
Pois nos dão à disciplina

Sem eles não escreveríamos
Sem eles não leríamos
Sem eles não conhecíamos
Sem eles não entenderíamos

E até mesmo os poetas
Neste mundo de meu DEUS
Não poderiam externar
Nenhum dos sentimentos seus

Neste 15 de outubro
Vamos todos celebrar
Palmas para os professores
Temos que comemorar!!!


Claudia Ferreira de Souza



Resultado de imagem para imagens ao mestre com carinho

Mestre
      …é aquele que caminha com o tempo,
      propondo paz,
       fazendo comunhão, despertando sabedoria .
      Mestre é aquele que estende a mão,
      inicia o diálogo e encaminha para a a aventura da vida.

      Não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios,
      mas o que questiona  e desperta  para a realidade.

      Não é aquele que dá de seu saber,
      mas aquele que faz germinar  o saber do discípulo .

      Mestre é você, meu professor amigo que me compreende,
      me estimula, me comunica  e me enriquece com sua presença,
      seu saber e sua ternura .

      Eu serei sempre um discípulo  na escola da vida .

      Obrigada, professor ! E a todos os Mestres que passam pela nossa vida

N. Maccari



Anjo Bom
Martins d’Alvarez

Minha mestra mora aqui
dentro do meu coração.
Foi este anjo bom que, um dia,
vendo que eu nada sabia,
que tudo olhava e não via,
me conduziu pela mão.

Linda fada, com ternura,
pôs-se o mundo a me mostrar:
– a terra, — os espinhos e flores,
– o céu ardendo em fulgores;
– a vida cheia de amores;
– todo o mistério do mar.

Santa, ensinou-me a ser boa,
a ser alegre e feliz:
– a praticar a virtude;
– a cultivar a saúde;
– a enfeitar a juventude
com meus sonhos infantis.

– Minha mestra, minha amiga,
a ti, minha gratidão.
Pelo bem que me tens feito,
terás meu culto e respeito
no templo do amor-perfeito
que guardo no coração.

Encontrado em:
Leituras Infantis, 2° livro,
 Theobaldo Miranda Santos,
 Agir: 1962, Rio de Janeiro
Dedico a minha professora do primário:Sonia(Onde quer que esteja Deus lhe abençoe)


Todos tivemos um professor,professora orientador,baba,treinador que foi nosso maior exemploque guardamos na lembrança com carinho inigualável. A estas pessoas maravilhosas que sem interessemas por amor fraternal,nos deixaram algo de valor inestimável e  que podemos retribuir com   nossa eterna gratidão.               

Nadja Feitosa
Resultado de imagem para imagens ao mestre com carinho


A professora

Seu nome era Sra. Thompson. Enquanto ele conduziu a sua classe no grau 5, o primeiro dia de escola, ela disse às crianças uma mentira.

Como a maioria dos professores, ela olhou para seus alunos e disse que todos queriam o mesmo. Mas isso era impossível porque não há na primeira fila, caído em seu assento, era um pequeno garoto chamado Teddy Stoddard.

A Sra. Thompson tinha visto Teddy no ano anterior e percebi que ele não jogar bem com outras crianças, suas roupas estavam desorganizados e constantemente precisava de um banho.

Teddy começou a ser um pouco desagradável. Atingido o ponto onde a Sra. Thompson ter prazer em marcar seus papéis com uma caneta vermelha larga, fazendo um grande X e um zero colocado muito marcante no
topo das suas tarefas.

Na escola onde a Sra. Thompson ensinou, ela foi obrigada a rever a história de cada criança, e ela colocou acabamento Teddy registro.

Quando reviu o seu arquivo, ela foi uma grande surpresa. O professor de primeiro grau, escreveu: "Teddy é um menino brilhante, com um riso pronto. Faz seu trabalho perfeitamente e tem boas maneiras ... é uma alegria estar ao redor."

Sua professora do segundo ano escreveu: "Teddy é um aluno excelente e muito querido por seus companheiros, mas ele está preocupado porque sua mãe tem uma doença terminal e da vida em casa deve ser muito difícil."

A professora da terceira série escreveu, "a morte de sua mãe tem sido duro com ele. Ele tenta fazer o seu melhor, mas seu pai não mostra muito interesse e sua vida em casa em breve afetá-lo se algumas medidas não forem tomadas ".

Sua professora do quarto ano escreveu: "Teddy é retirado seus pares e não mostra muito interesse na escola.

Você não tem muitos amigos e às vezes dorme na sala de aula. "

Agora, a Sra. Thompson percebeu o problema e tinha vergonha de si mesma. Ela se sentiu ainda pior quando seus alunos traziam seus presentes de Natal, envoltos em fitas bonitas e papel brilhante, exceto Teddy. Seu presente foi desajeitadamente embrulhado em papel pardo que ele havia tirado de um saco de papel.

A Sra. Thompson se esforçou para abri-lo no meio dos outros presentes. Algumas crianças começaram a rir quando ela encontrou uma pulseira de strass e um frasco de perfume com apenas um quarto cheio.

Ela parou a brincadeira das crianças, quando ela exclamou o quão bonita a pulseira foi testado e foi colocado um pouco de perfume em seu pulso.

Teddy Stoddard ficou depois da escola que dia de aula apenas o suficiente para dizer:

"A Sra. Thompson, hoje você cheirava como minha mãe costumava cheirar".

Depois que as crianças deixaram ela chorou por pelo menos uma hora ..

Desde aquele dia, ela parou de ensinar aritmética crianças, leitura e escrita.

Em vez disso, ela começou a ensinar as crianças. A Sra. Thompson deu uma atenção especial para Teddy.

Enquanto trabalhava com ele, sua mente começou a renascer. Quanto mais ela o incentivou, ele respondeu rapidamente.

Até o final do ano letivo, Teddy havia se tornado um dos mais inteligentes alunos da turma e, apesar de sua mentira de que ela iria amar todas as crianças o mesmo, Teddy se tornou um dos queridinhos do professor.

Um ano mais tarde, ela encontrou um bilhete debaixo da porta, de Teddy, dizendo que ela era a melhor professora que teve na sua vida. Seis anos se passaram até que ela tem uma outra nota de Teddy, em seguida, escreveu que ele tinha terminado o segundo grau, terceiro na sua classe, e ela ainda era a melhor professora que teve na sua vida.

Quatro anos depois, ele recebeu uma outra carta dizendo que, embora às vezes as coisas eram muito difíceis, ficou na escola e logo graduar com honras. Ele garantiu a Sra. Thompson que ela ainda era a melhor professora que teve na sua vida e seu favorito.

Quatro anos depois, ele recebeu outra carta. Desta vez, ele explicou que depois que sua carreira terminou, ele decidiu viajar um pouco. A carta explicou que ela ainda era a melhor professora que teve e seu favorito, mas agora o nome dele era um pouco mais, a carta foi assinada, Theodore F. Stoddard, MD.

A história não termina aqui, há uma carta que a primavera Teddy disse que conheceu uma garota e ia se casar.

Ele explicou que seu pai havia morrido alguns anos e ele queria saber se a Sra. Thompson poderia concordar em sentar em seu lugar de casamento geralmente reservado para a mãe do noivo, é claro Sra. Thompson fez e acho que ...

Ela chega usando a que eu posso fazer a diferença."
pulseira de idade e fez questão de usar o perfume que Teddy se lembrou de sua mãe usou o último Natal juntos. Eles se abraçaram e Dr. Stoddard sussurrou em seu ouvido: "Obrigado por acreditar em mim Mrs.Thompson. Obrigado por me fazer sentir importante e me mostrando
A Sra. Thompson, com lágrimas nos olhos, respirou fundo e disse: "Teddy, você está errado, você era a pessoa que me ensinou que eu posso fazer a diferença.

"Eu não sabia ensinar até que eu te conheci."

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 Lembre-se que onde quer que vá e faça o que fizer, você terá a oportunidade de mudar sentimentos , que seja de forma positiva.


  To Sir With Love (tradução)

Aqueles dias de estudante
De contar mentiras e roer unhas se foram.
Mas em minha mente
Sei que sempre sobreviverão.
Mas como agradecer alguém
Que te fez "crescer como gente".
Não é fácil mas vou tentar.
Se você quisesse o céu
Eu escreveria nele com as estrelas,
A mil pés de altura.
Ao mestre, com carinho

Chegou a hora
De fechar os livros ... enquanto longos e últimos olhares permanecem.
E enquanto eu viver
Saberei que estou deixando meu melhor amigo.
Um amigo que me mostrou o certo e o errado,
O fraco e o forte.
Isso é tão difícil de aprender.
O que ? o que posso eu lhe dar em troca ?
Se você quisesse a lua
Eu tentaria levar as estrelas.
Mas eu dou toda segurança do meu coração
Ao mestre, com carinho
gratidão


To Sir With Love (tradução)

Aqueles dias de estudante
De contar mentiras e roer unhas se foram.
Mas em minha mente
Sei que sempre sobreviverão.
Mas como agradecer alguém
Que te fez "crescer como gente".
Não é fácil mas vou tentar.
Se você quisesse o céu
Eu escreveria nele com as estrelas,
A mil pés de altura.
Ao mestre, com carinho

Chegou a hora
De fechar os livros ... enquanto longos e últimos olhares permanecem.
E enquanto eu viver
Saberei que estou deixando meu melhor amigo.
Um amigo que me mostrou o certo e o errado,
O fraco e o forte.
Isso é tão difícil de aprender.
O que ? o que posso eu lhe dar em troca ?
Se você quisesse a lua
Eu tentaria levar as estrelas.
Mas eu dou toda segurança do meu coração
Ao mestre, com carinho

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 A todos os mestres que passaram por minha vida,minha eterna gratidão.
 A Professora Sonia 1a. série
 A Dra. Lucia de Bartolo .............. (Facilitadora aprendizado Terapeuta Florais)...
Tania,Serginho,Vera,Ricardo, Eunice,.Elana,Pio (Facilitadores aprendizado Espiritual)...

Ruth .............................................. (Facilitadora Yoga,relaxamento e concentraçao mente)
Minha mãe.....e meu Pai ................................ (Maiores,mestres mentores da vida)
         Meus avós maternos  .....................................
         E ao mestre Jesus me curvo,em gratidão por me ensinar a trilhar os caminhos da mansidão.