Humanidade no seu melhor

Humanidade no seu melhor.



Humanidade no seu melhor.


 MUITO MAIOR E MAIS PROFUNDO QUE A INTELIGÊNCIA HUMANA.

 LAWRENCE_ANTHONYA VIAGEM DOS Elefantes PARA PRESTAR SUA ULTIMA Homenagem - MAS COMO ELES PODERIAM SABER?


Lawrence Anthony, Uma lenda viva na África do Sul, autor de Três Livros, Entre o best-seller O Encantador de Elefantes, valentemente resgatou inúmeros animais Selvagens e reabilitou elefantes POR TODO o planeta APOS Serem vitimados POR atrocidades Humanas, Entre ELAS o corajoso DOS Resgate animais FAZEM Zoológico de Bagdá Durante a Invasão dos ESTADOS UNIDOS los 2003.
No dia 7 de março de 2012 Lawrence Anthony faleceu.
 LAWRENCE_ANTHONY_ELEFANTESDeixou saudades e è sempre lembrado POR SUA Esposa, Dois Filhos, Netos e numerosos  elefantes.
Dois Dias Apos Seu falecimento Os elefantes apareceram Selvagens los Sua Casa guiados POR Duas Grandes matriarcas.
Otras Manadas Selvagens apareceram los bandos Parágrafo DiZer adeus a Seu amado amigo-homem.
Um total de 31 de de elefantes havia caminhado pacientemente POR Mais de 12 Milhas de parágrafo chegar à SUA Residencia Sul-africana.
Ao testemunhar Este espetáculo, Os Humanos obviamente ficaram abismados Localidade: Não apenas POR Causa da suprema Inteligência e sincronismo Perfeito com Opaco cessos elefantes pressentiram o falecimento de Lawrence, mas devido also como Profundas Lembranças e Emoções Opaco OS AMADOS animais relembraram n'uma forma Tão Organizada.
Caminhando Lentamente - Durante Dias - marchando Pelo Caminho n'uma fila solene from Seu habitat Ate a Casa SUA.
ASSIM, Como OS elefantes da reserva, pastando uma Milhas de contraditório DISTANCIA EM distantes do Parque poderiam saber da morte de Anthony? "Um Homem bom Morreu de Repente" Diz uma Rabina Leila Gal Berner, Ph.D., "e vindo de Muito, Muito Longe Duas Manadas de elefantes, sentindo Que enguias haviam perdido hum amado amigo Humano, se moveram n'uma solene procissão fúnebre Pará VISITAR a Família enlutada na Residencia do Falecido ".
"Se alguma Vez houve UMA Ocasião los Opaco pudemos Realmente Sentir uma Maravilhosa intercomunicação de Todos os Seres, was when refletimos sobre Os elefantes de Thula Thula. Ó Coração de hum Homem Pará de Bater E os Corações de centenas de elefantes se entristecem. Ó Coração Tão generoso e Dedicado dEste Homem ofereceu uma cura um sos elefantes e ágora enguias VEM Prestar SUA carinhosa Homenagem a Seu amigo ".
A Esposa de Lawrence, Françoise, estava particularmente comovida, sabendo Opaco Os elefantes Localidade: Não haviam vindo a Sua Casa Antes Desta POR dados Bem Mais de Três Anos! Mas sabiam perfeitamente aonde estavam indo! Os elefantes obviamente queriam apresentar sentidas condolências SUAS, EM Honra a Seu amigo Que havia salvado SUAS VIDAS e tamanho era o Seu Respeito Que ficaram POR Dois Dias e Duas Noites SEM comer Absolutamente nada.
E ASSIM, Uma Manhã, ELES partiram rumo a longa Viagem de Volta


Humanidade no seu melhor.

Song of men

Canção do amor existente no homen


Quando uma mulher de uma certa tribo da África, sabe que ela está grávida,

ela vai para a selva com outras mulheres e juntas rezam e meditam

até que conseguem a “canção da criança”.

Quando a criança nasce, a comunidade se reúne e cantam a canção.

Então, quando a criança começa a ser educada, o povo se reuni e canta a canção.

Quando a criança se torna um adulto, eles se reúnem e cantam novamente.

Quando chega a hora do casamento, ele escuta a sua canção.

Finalmente, quando sua alma está para partir deste mundo, a família e amigos próximos a ele, os mesmos do momento do nascimento, cantam a sua canção para acompanhá-lo na viagem.

Nesta tribo Africana há outra ocasião na qual os homens cantam a canção.

Se em algum momento a pessoa comete um crime ou ato social aberrante, levam até o centro da cidade e pessoas da comunidade formam um círculo ao seu redor.

Em seguida, eles cantam a música .

A tribo reconhece que a correção para as condutas de comportamento

não é punição, é o amor e a lembrança de sua verdadeira identidade.

Quando reconhecemos nossa própria canção
não há necessidade ou desejo de prejudicar ninguém.. 
Seus amigos sabem a sua música e cantam quando você esquece-la.
Aqueles que te amam lembram da sua beleza quando te sentes feio;
lembram de voce inteiro quando estiver partido ao meio,
lembram sua inocência, quando você se sente culpado
e lembram seu propósito quando você está confuso.
Traduzido e publicado por Olg 


Amir El Aouar

 Outra  "tribo" africana que tem um costume muito bonito.


Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas que ele já fez.


A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros.


A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.


Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom".


Sawabona Shikoba!


SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer:


"Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante pra mim"


Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA,que é: "Então, eu existo para voçê"
Isto é ter Consciência, do valor de cada ser.



                                            ***

                    UBUNTU
Um antropólogo
estava estudando os usos e costumes
de uma tribo na África e, quando terminou seu trabalho,
teve que esperar pelo transporte que o levaria até o
aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas

ele não queria catequizar os membros da tribo, então,

propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser
inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade,
colocou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e
deixou o cesto debaixo de uma árvore. Chamou as
crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas
deveriam sair correndo até o cesto e, a que chegasse
primeiro ganharia todos os doces que estavam lá
dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que
ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal
combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente
todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo
em direção à árvore c.

om o cesto. Chegando lá,

começaram a distribuir os doces entre si e a comerem
felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque
elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar
com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito
mais doces.
Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como
uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras
estivessem tristes?"
Ele ficou de cara! Meses e meses trabalhando nisso,
estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de
verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria
proposto uma competição, certo?
Ubuntu significa: "sou o que sou pelo que NÓS
SOMOS !"
Atente para o detalhe: pelo que SOMOS, não pelo que
temos...


UBUNTU PRA VOCÊ!


Espíritos evoluídos

Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, nove  participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.
Ao sinal todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.
Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas com Síndrome de Down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: Pronto, agora vai sarar!
E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos.

Talvez os atletas fossem deficientes mentais, mas com certeza, não eram deficientes espirituais.

Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique ter que diminuir os nossos passos.

“Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso”. (Albert Einstein)
Texto enviado por Roberto Egydio – São Paulo-SP.

***

A matemática da vida em Fukushima


Há no Japão um grupo de 200 aposentados, em sua maioria engenheiros, que se oferece para substituir trabalhadores mais jovens num perigoso trabalho: a manutenção da usina nuclear de Fukushima, que foi seriamente afetada pelo grande terremoto de  meses atrás. Os reparos envolvem altos níveis de radioatividade cancerígena.
Em entrevista à BBC, o voluntário Yasuteru Yamada, que tem 72 anos e negocia com o reticente governo japonês e a companhia, usa uma lógica tão simples quanto assombrosa: “Em média, devo viver mais uns 15 anos. Já um câncer vindo da radiação levaria de 20 a 30 anos para surgir. Logo, nós que somos mais velhos temos menos risco de desenvolver câncer”.
É arrepiante. Na contramão do individualismo atual – e lidando de uma maneira absolutamente realista em relação à vida e à morte -, sexagenários e septuagenários querem dar uma última contribuição: ser úteis em seus últimos anos e permitir que alguns jovens possam chegar às idades deles com saúde e disposição semelhantes.
O que mais impressiona em toda a história é a matemática da vida. A morte não é para eles um problema a ser solucionado – ou talvez corrigido, pela hipótese mística da vida eterna que medicina e biologia tentam encampar e da qual as revistas de boa saúde tentam nos convencer; a morte é, de fato, a constante da equação.
Nada que o mundo ocidental não conheça. O filósofo alemão Georg Friedrich Hegel (1770-1831) certa vez definiu “mestre” como alguém desapegado da vida a ponto de enfrentar a morte, enquanto “servo” seria um escravo do desejo de continuar vivo – e que obedeceria mais às regras que lhe garantissem a sobrevida. Em consequência, o servo anula sua vontade de transformar o mundo e a si mesmo.
Criados numa sociedade de consumo, corremos o risco de levar essa escravidão às últimas, defendendo a boa saúde e os confortos com muito mais afinco do que aquilo que podemos fazer por nós e pelos outros enquanto gozamos dela. Os senhores do Japão ensinam que a morte é a hora em que podemos continuar a existir na memória das pessoas – oportunidade que, para mim, eles já não perdem mais.

por Márvio dos Anjos, editor e colunista do jornal Destak
Matéria envida por Edson  Amir El Aouar



























Em cena uma das" ideias" mais lindas que já vi na vida. 



Imagine que Deus é tão misericordioso 

que nos faz esquecer os proprios erros, renascer .

Reconviver com aqueles,com os quais estavamos ligados

pelo bem ou pelo mau ... 

aprender e aprender sendo pobre, sendo rico,belo ou nao .

Divagando pelo planeta

conhecendo cada pedaçõ deste planeta da mae Gaya tendo como berço diversos paises e nacionalidades é lindo.Ainda que fosse uma Útopia...

é bom demais sonhar com tal perspectiva

Nadja Feitosa




Consta-se que no século passado, um turista americanofoi a cidade do Cairo, no Egito, com o objetivo de visitarum famoso sábio. 
  • O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava em um quarto pequeno, muito simples e cheio de livros. As únicaspeças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
  •  
  • - Onde estão seus móveis? - perguntou o turista 
  •  
  • E o sábio, bem depressa, perguntou também.
  •  
  • - E onde estão os seus...?
  •  
  • - Os meus? - surpreendeu-se o turista. Mas eu estou aqui de passagem!
  •  
  • - Eu também... concluiu o sábio.A vida na terra é somente uma passagem.
  •  
  • No entanto,alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente, e esquecem de ser FELIZES.

***
"Angelina Jolie, abraçando um garoto africano de sete anos de idade,
 traumatizado pelos tantos conflitos tribais que já presenciou.
 O menino é excessivamente agitado, motivo pelo qual a família 
o mantém amarrado o tempo todo. 
Durante a visita, Angelina o tratou com carinho e o abraçou.
 O menino aquietou-se." 



  • “A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam.
  •  
  •  E mesmo estes podem prolongar-se
  •  
  • em memória, em lembrança, em narrativa.
  •  
  •  Quando o visitante sentou na areia da praia e disse: 
  •  
  • “Não há mais o que ver”, 
  •  
  • saiba que não era assim. 
  •  
  • O fim de uma viagem é apenas o começo de outra.
  •  
  •  É preciso ver o que não foi visto, 
  •  
  • ver outra vez o que se viu já,
  •  
  •  ver na primavera o que se vira no verão,
  •  
  •  ver de dia o que se viu de noite,
  •  
  • com o sol onde primeiramente a chuva caía,
  •  
  •  ver a seara verde, o fruto maduro, 
  •  
  • a pedra que mudou de lugar,
  •  
  •  a sombra que aqui não estava. 
  •  
  • É preciso voltar aos passos que foram dados,
  •  
  •  para repetir
  •  
  • e para traçar caminhos novos ao lado deles. 
  •  
  • É preciso recomeçar a viagem. 
  •  
  • Sempre”. 
  •  
  • (José Saramago) 


***

A Imagem Divina
Compaixão, Pena, Paz & Amor,
Todos lhes rezam no seu sofrimento; 
E a estas virtudes de tanto fulgor 

Entregam o seu agradecimento. 



Compaixão, Pena, Paz & Amor 

É Deus, nosso pai adorado, 

Compaixão, Pena, Paz & Amor 

É o Homem, seu filho amado. 

Tem Compaixão humano coração, 
E tem a Pena uma face humana, 
Amor, a forma divina de eleição 
E a Paz, o traje que irmana. 

Todo o homem, em todo o clima, 
Que, com dor, reza como é capaz, 
Reza à forma humana divina, 
Amor, Compaixão, Pena & Paz. 

A humana forma amar é um dever, 
Para os ateus, os turcos, os judeus; 
Compaixão, Amor & Pena, haja onde houver, 
Também é lá que encontrareis Deus. 

William Blake, in "Canções da Inocência" 
Tradução de Hélio Osvaldo Alves



http://auxilioemocional.blogspot.com.br/ 
Que dos céus caiam chuvas de bençãos sobre ti,
que possas senti-las nas palmas da mão e conserva-las no
coração.
Grata por sua visita!
Nadja Feitosa



Relações com a Vida

obviousmag.org/archives/vladimir_kush
Imagem TelaVladimir Kush


o homem tem em si a melodia da brisa,
 o tumulto da terra e o silêncio do mar. 
só o amor nos leva à perfeição. 
RABINDRANATH TAGORE




Nos olhos do jovem arde a chama. 
Nos do velho brilha a luz.
(Victor Hugo)

Se você não tem nenhuma relação com a natureza,
 então você não vai ter um bom  relacionamento com o homem.
 Os campos, florestas, rios, árvores, todas as maravilhas e belezas da terra, é a natureza.
 Se voce  diz que não tem uma boa relaçao com a natureza
então nunca terá um bom relacionamento uns com os outros. » 
[Krishnamurti] 



Quando a última gota de água estiver poluída, 
o último animal caçado e o último corte de árvore, 
o homem branco incluem que o dinheiro não é comido.
[Sentado Bull] 








Quando a última gota de água estiver poluída, 

o último animal caçado e o último corte de árvore, 
o homem branco incluem que o dinheiro não é comido.
[Sentado Bull] 




LENDA DOS ANIMAIS

-Existe uma lenda Indigena, que diz que quando os humanos morrem, existe uma ponte a qual eles tem de atravessar para entrar no paraiso. Na ponta dessa ponte, estão esperando-os, todos os animais que os humanos encontraram durante sua vida. Os animais, baseados sobre o que sabem sobre aquela pessoa, decidirão quem poderá passar pela ponte... e os que serão recusados.
There is an Indian legend which says when a human dies there is a bridge they must cross to enter into heaven. At the head of that bridge waits every animal that human encountered during their lifetime. The animals, based upon what they know of this person, decide which humans may cross the bridge.... and which are turned away... 





O homem não nasceu na terra para corrigir a natureza,

 mas para ser o seu guardião fiel."

[Provérbios nativo americanos]


O homem não nasceu na terra para corrigir a natureza,

 mas para ser o seu guardião fiel."

[Provérbios nativo americanos]



"No interior de cada um de nós,
Há um silêncio,
Um silêncio tão vasto quanto o universo.
E quando fazemos a experiência do silêncio,
Lembramos que nós somos..."
[Gunilla Norris]



"Quando alguém te faz sofrer,

 é porque ele sofre profundamente em si mesmo 

e seu sofrimento está transbordando.

Não tem que ser punido, ele precisa ser ajudado.

[Thich Naht Hanh]




"Uma corrente de energia flui em todas as coisa.
Há todo o universo em tudo 
e no coração de tudo o que é. 
Ele constitui a base do universo, 
assim como seu mundo físico.
Alguns estão cientes da existência dessa energia,
 mas a maioria dos seres humanos desconhecem. 
No entanto, cada um é afetada pela sua presença".




quando, porém, o homem dá a vida



em troca de objetos desprovidos de sentido,



dissipa-a, e se os converte em metal, 



faz da vida uma vida de morte. 



.
Quanto maiores somos em humildade,

tanto mais próximos estamos da grandeza. 

.

Transformai uma árvore em lenha que ela arderá; 

mas, a partir de então, 

não dará mais flores, 

nem frutos.


RABINDRANATH TAGORE -




Poeta, escritor e músico indiano - 1861-1941.


Nascer humano nesta terra, 
é um encargo sagrado.
Nós temos uma responsabilidade Sagrada
para com estes seres excepcionais 
que é,um presente.
 É a vida das plantas,
florestas, peixes, aves
e todos os seres que vivem na terra.
Cuidemos deles.


Fontes: internet amigos  da net


Uma energia corrente flui em todas as coisas existentes de um lado á outro do universo,e no coração de tudo.Isso é o fundamento do universo,bem como que,seu mundo físico.Alguns estão ciente da existencia dessa energia,mas maioria dos seres humanos não têm consciencia.No entanto,todos são tocados pela sua presença.


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que possas senti-las nas palmas da mão e conserva-las no
coração.
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Nadja Feitosa
Sugestões,mensagens

Poetas e Poesias*

                 


UM POETA É SEMPRE
 IRMÃO
DO VENTO E DA ÁGUA:
 DEIXA SEU RITMO
 POR ONDE PASSA...



A poesia expressa um certo estado da mente.






Estou convencido de que o mundo não é um mero pântano onde homens e mulheres se jogam... e morrem. Algo magnificente está ocorrendo aqui em meio às crueldades e tragédias e o desafio supremo à inteligência é fazer prevalecer o que há de mais nobre e melhor em nossa curiosa herança.
 (C. A. Beard)






Cântico es existencia
Rilke


O chão dos poetas não é sono lunar
mas vigília aberta ao espaço

o chão dos poetas é culto que se estende
da terra à palavra num rasto de mãos
pulsando o início

o chão dos poetas canta a terra e os homens
por lavrar canta o fogo e a espessura da noite
infinita, canta a aurora o despertar

o chão dos poetas é corpo que desarma e restitui
o sono lúcido aos lábios a língua que se abre ao Sol

o chão dos poetas é seiva que transforma e religa
espírito e matéria cântico e mundo
Gisela Ramos Rosa

Os PoetasNunca os vistes 
Sentados nos cafés que há na cidade, 
Um livro aberto sobre a mesa e tristes, 
Incógnitos, sem oiro e sem idade? 

Com magros dedos, coroando a fronte, 
Sugerem o nostálgico sentido 
De quem rasgasse um pouco de horizonte 
Proibido... 

Fingem de reis da Terra e do Oceano 
(E filhos são legítimos do vício!) 
Tudo o que neles nos pareça humano 
É fogo de artifício. 

Por vezes, fecham-lhes as portas 
— Ódio que a nada se resume — 
Voltam, depois, a horas mortas, 
Sem um queixume. 

E mostram sempre novos laivos 
De poesia em seu olhar... 

Adolescentes! Afastai-vos 
Quando algum deles vos fitar! 

Pedro Homem de Mello, in "O Rapaz da Camisola Verde"
Um PoetaUm poeta 
É um ser único 
Em montes de exemplares 
Que só pensa em versos. 
E só escreve em música 
Sobre assuntos diversos 
Uns vermelhos outros verdes 
Mas sempre magníficos 

Boris Vian, in "Não Queria Patear" 
Tradução de Irene Freire Nunes / Fernando


Se os Poetas Dessem as Mãos
Se os Poetas dessem as mãos 
e fechassem o Mundo 
no grande abraço da Poesia, 
cairiam as grades das prisões 
que nos tolhem os passos, 
os arames farpados 
que nos rasgam os sonhos, 
os muros de silêncio, 
as muralhas da cólera e do ódio, 
as barreiras do medo, 
e o Dia, como um pássaro liberto, 
desdobraria enfim as asas 
sobre a Noite dos homens. 

Se os Poetas dessem as mãos 
e fechassem o Mundo 
no grande abraço da Poesia. 
Fernanda de Castro, in 
"Ronda das Horas Lentas"

A um Jovem Poeta
Procura a rosa. 
Onde ela estiver 
estás tu fora 
de ti. 
Procura-a em prosa, pode ser 
que em prosa ela floresça 
ainda, sob tanta 
metáfora; pode ser, e que quando 
nela te vires te reconheças 

como diante de uma infância 
inicial não embaciada 
de nenhuma palavra 
e nenhuma lembrança. 

Talvez possas então 
escrever sem porquê, 
evidência de novo da Razão 
e passagem para o que não se vê.
 Manuel António Pina, in "Nenhuma Palavra e Nenhuma Lembrança"


 Martinsc

Vou te Encontrar

Sei que vou... vou te encontrar,
Um dia (talvez agora...),
Quiçá ao anoitecer,
Amanhã... a qualquer hora!
Vou te encontrar, com certeza,
Te achar - de qualquer maneira -,
Pois eu preciso de ti,
Um amor para a vida inteira...

Os sinos badalarão
Mais pungentes, mais vibrantes,
Incentivando revoadas
De aves no firmamento,
E as águas das cachoeiras,
Espumando, impressionantes,
Vão celebrar a magia
Do aguardado momento...

Vou te encontrar, meu amor,
Sei que vou, isso é fatal.
Tu surgirás como as cores
De uma aurora boreal,
Emergirás dos meus sonhos
E chegarás, afinal,
Pra inundar de fantasia
A minha vida real!...

Piracicaba, outubro de 2011


                       


Os Deuses me enviaram o mais precioso dos presentes;
tornei-me anfitriã do mais ilustre visitante,
requinte dos requintes,
altivo e radiante,
poderoso Amor.

Vinho de nobre linhagem
vertido em tão rude Graal,
recusas os limites de teu pobre recipiente,
explodes em meu peito,
expandes minha vida para além de qualquer margem.

Ave de vôo potente,
indomável, divina arte,
causas êxtase e vertigem
em quem tenta acompanhar-te.

Com tuas garras, dilaceras
o ousado portador
que anseia por contê-lo.
Dilacera-nos de dor,
e, ainda assim, como és Belo !

Não te vás nunca, Graça Divina,
tão grandioso sentimento
que atravessa todo o mundo,
impetuoso qual fosse o vento.

Se tu partires, não serei nada,
apenas ermo e vão castelo
onde a Psique, desconsolada,
chora a perda do Ser mais belo.

Fica, ainda que tu diluas
as margens deste meu coração
com seus limites imaginários.
És Alkahest, solvente universal,
dissolves o portador temerário
que ousa tentar te conter.

Eu te percebo, às vezes, árduo e cruel,
mas, ainda assim, te quero em minha vida.
Ainda que me negues tuas sombras neste mundo,
ainda que me cegues e exponhas minhas feridas,
ainda que não me dês nada, nada mais
senão o delírio de tua presença,
eu quero estar contigo.

Para quem te sonhou doce, és demasiado amargo,
para quem te crê frágil e lânguido,
és demasiado forte, viril e guerreiro.
Mas não há algo tão belo como és, no mundo inteiro.

Permite, Ser Divino, meu acesso a teu Séqüito,
humilde e despojada de adornos que me impeçam de voar.
Toma-me em tuas garras,
cruzando os ares no ardor deste teu vôo,
vendo o mundo a partir da altitude em que tu o vês,
vendo e amando o mundo através de teus olhos,
ainda que me dilaceres, desmontes e desfaças
e me reconstruas na forma que escolheres para mim.
Lúcia Helena Galvão



Aurora, hora cinza, áurea hora,
momento de encontro com Deus.
Transborda sobre a natureza
um plasma divino, cinzento,
que preenche, a cada momento,
os seres, qual recipientes.
Neste contraste entre a escuridão e a luz,
em que se sente estar vivendo um sonho,
posso saber aonde este sonho conduz.
Os homens erram ao pensar
que o sangue de Deus se derramou
um só dia sobre a Terra,
pois ele se derrama em todas as auroras,
sem alcançar, por hora, despertar os homens.
Que são os homens, senão somente nomes
que se dá a gotas de aurora,
agora, isoladas e esquecidas
da fonte comum que lhes deu vida?
Gotas são partes do Deus que se derrama,
aprisionadas no tempo e no espaço.
Episódios deste Deus a quem se ama
e a quem se busca rastrear, pelos seus passos.
Querer ser gota faz que inevitavelmente
despedacemos a Deus.
Podemos vê-lo, aos pedaços, pelas ruas,
perplexo, perdido, a esmo,
com saudades de si mesmo,
da totalidade.
Senhor, esse plasma misterioso,
prisioneiro da gota que sou,
vem ao teu encontro sempre, a cada Aurora.
Sonha ser célula de um Ser inteiro e vivo,
e não uma lágrima, entre mil, de um ser que chora.
  Lúcia Helena Galvão

Não te amo, quero-te: o amor vem da alma.
           E eu na alma – tenho a calma,
           A calma – do jazigo.
           Ai! Não te amo, não.

Não te amo, quero-te: o amor é vida.
           E a vida – nem sentida
           A trago eu já, comigo.
           Ai, não te amo, não!

Ai! Não te amo, não; e só te quero
           De um querer bruto e fero
           Que o sangue me devora,
           Não chega ao coração.

Folhas Caídas, 1853 (excerto)


A poesia como uma forma de arte pode ser anterior à escrita. Muitas obras antigas, desde os vedas indianos (1700-1200 a.C.) e os Gathas de Zoroastro (1200-900 aC), até a Odisseia (800 - 675 a.C.), parecem ter sido compostas em forma poética para ajudar a memorização e a transmissão oral nas sociedades pré-históricas e antigas.A poesia aparece entre os primeiros registros da maioria das culturas letradas, com fragmentos poéticos encontrados em antigosmonolitos, pedras rúnicas e estelas.
O poema épico mais antigo sobrevivente é a Epopeia de Gilgamesh, originado no terceiro milênio a.C. na Suméria (na Mesopotâmia, atual Iraque), que foi escrito em escrita cuneiforme em tabletes de argila e, posteriormente, papiro.5 Outras antigas poesias épicas incluem os épicos gregos Ilíada. e Odisseia, os livrosiranianos antigos Gathas Avesta e Yasna, o épico nacional romano Eneida, deVirgílio, e os épicos indianos Ramayana e Mahabharata.
Os esforços dos pensadores antigos em determinar o que faz a poesia uma forma distinta, e o que distingue a poesia boa da má, resultou na "poética", o estudo da estética da poesia. Algumas sociedades antigas, como a chinesa através do Shi Jing (Clássico da Poesia), um dos Cinco Clássicos doconfucionismo, desenvolveu cânones de obras poéticas que tinham ritual bem como importância estética. Mais recentemente, estudiosos têm se esforçado para encontrar uma definição que possa abranger diferenças formais tão grandes como aquelas entre The Canterbury Tales de Geoffrey Chaucer e Oku no Hosomichi de Matsuo Basho, bem como as diferenças no contexto que abrangem a poesia religiosa Tanakh, poesia romântica e rap.
O contexto pode ser essencial para a poética e para o desenvolvimento do gênero e da forma poética. Poesias que registram os eventos históricos em termos épicos, como Gilgamesh ou o Shahnameh, de Ferdusi, serão necessariamente longas e narrativas, enquanto a poesia usada para propósitos litúrgicos (hinos, salmos, suras e hadiths) é suscetível de ter um tom de inspiração, enquanto que elegia e tragédia são destinadas a invocar respostas emocionais profundas. Outros contextos incluem cantos gregorianos, o discurso formal ou diplomático, retórica e invectiva políticas, cantigas de rodaalegres e versos fantásticos, e até mesmo textos médicos.
O historiador polonês de estética Władysław Tatarkiewicz, em um trabalho acadêmico sobre "O Conceito de Poesia", traça a evolução do que são na verdade dois conceitos de poesia. Tatarkiewicz assinala que o termo é aplicado a duas coisas distintas que, como o poeta Paul Valéry observou, "em um certo ponto encontram união. […] A poesia é uma arte baseada na linguagem. Mas a poesia também tem um significado mais geral […] que é difícil de definir, porque é menos determinado: a poesia expressa um certo estado da mente.





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