Leon Tolstoi

o que é verdadeiramente importante





Devemos lembrar, sempre que possível, que a verdadeira vida não é a vida exterior e material que vemos passar diante de nossos olhos, mas a vida interior do nosso espírito, para o qual o mundo visível não é senão uma andaime, um auxílio necessário ao crescimento espiritual.
(...) Devemos nos lembrar de que o andaime não tem significado nem importância em si, que serve apenas para que o edifício seja construído.


Leon Tolstói




O ideal cristão mudou e inverteu tudo, de forma que, como é dito no evangelho: «Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus». O ideal  não é a grandeza de um faraó ou de um imperador romano, nem a beleza de um grego ou a riqueza da Fenícia, mas a humildade, a pureza, a compaixão e o amor. O herói não é o rico, mas o mendigo Lázaro; não Maria Madalena em seus dias de beleza, mas no dia de seu arrependimento; não os que adquirem riquezas, mas os que as abandonam; não os que moram em palácios, mas os que vivem em catacumbas e cabanas; não os que dominam sobre os outros, mas o que não admitem nenhuma autoridade além da de Deus."
(Leon Tolstoi in What is art - O que é a arte)




Postar um comentário